Santos Dumont

Foto: Alberto Santos-Dumont com seu hidroavião nº 18, nunca concluído.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santos-Dumont_bulding_No._18.jpg

Conhecido como o pai da aviação, realizou o primeiro voo homologado da história.

Breve Biografia

Alberto Santos-Dumont, nascido em 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas (hoje conhecido como Santos-Dumont, MG), foi um inventor e aeronauta de renome. Ele faleceu em Guarujá, SP, em 23 de julho de 1932. 

Inicialmente, Alberto iniciou seus estudos no Brasil, mas, ainda jovem, mudou-se para Paris. Em Paris, ele foi profundamente influenciado pela leitura dos romances de Júlio Verne, o que despertou seu interesse pela construção de balões. Em 18 de setembro de 1898, ele fez o primeiro de uma série de voos com balões.

Sua grande conquista ocorreu em 12 de julho de 1901, quando conseguiu retornar ao mesmo local de partida durante um voo, o que gerou grande repercussão. Ele recusou a Cruz da Legião de Honra francesa, oferecida a ele devido a essa proeza, por não ser francês. No entanto, o Aeroclube da França concedeu-lhe uma medalha de ouro no mês seguinte.

Satisfeito com seus avanços na dirigibilidade de balões, em 19 de outubro de 1901, Santos-Dumont participou da corrida aérea Prêmio Deutsch de la Meurthe, que envolvia a circunavegação da Torre Eiffel em trinta minutos. Ele venceu o desafio e doou o prêmio de 100.000 francos para os pobres de Paris e seus mecânicos.

O Congresso Brasileiro também reconheceu suas realizações e concedeu-lhe 100 contos de réis em memória de seu sucesso aeronáutico, em 19 de outubro de 1901. Em 1904, ele publicou o livro "Dans l'air," que posteriormente foi traduzido para o português como "Os meus balões", em 1938. Em 1905, Santos-Dumont iniciou experimentos com aeroplanos, tornando-se pioneiro no voo controlado com o aparelho 14-Bis.

Em 12 de novembro de 1906, no Champ de Bagatelle, ele estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo com o apoio do Aeroclube da França. Em 19 de outubro de 1913, um monumento em homenagem a Santos-Dumont foi inaugurado em Saint-Cloud, representando o lendário Ícaro em uma estátua de bronze.

Santos-Dumont também se envolveu em questões políticas e científicas, proferindo uma conferência intitulada "Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas" no Segundo Congresso Científico Pan-americano em 4 de janeiro de 1916.

Em 1918, o governo brasileiro doou a ele o sítio Cabangu, onde ele nasceu. No mesmo ano, publicou seu segundo livro, "O que eu vi, o que nós veremos." Tragicamente, em 23 de julho de 1932, aos 59 anos, Santos-Dumont cometeu suicídio em Guarujá, São Paulo, possivelmente traumatizado pelos eventos do movimento revolucionário ocorrido em São Paulo e Mato Grosso em 9 de julho daquele ano.


Principais contribuições para a Ciência

Suas principais realizações incluem o voo bem-sucedido do 14-Bis, um avião pioneiro; o desenvolvimento de aeronaves leves como o Demoiselle; trabalhos em dirigíveis; a vitória no Prêmio Deutsch de la Meurthe e várias inovações que influenciaram a aviação moderna. Suas contribuições foram fundamentais para o avanço da aviação e o estabelecimento dos princípios básicos usados na aviação atual.


Para saber mais

https://www.fab.mil.br/santosdumont150anos/https://www.fab.mil.br/santosdumont150anos/ 

https://mundoeducacao.uol.com.br/biografias/alberto-santos-dumont.htm 

https://www.academia.org.br/academicos/santos-dumont/biografia  

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c25gz1912qro  

https://museudoamanha.org.br/pt-br/navegador-dos-ares-brasileiro-chamado-alberto-santos-dumont 

Recursos didáticos disponíveis em Fisíca/Clássica 

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista