Para saber mais

Algumas Pesquisas Sobre Percepção Pública da Ciência no Brasil


ALEME H. G., BERTOLDO, R. R., GIORDAN, M. A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, v. 27, n.1, p. 323–348., 2022. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323


​​BOTON, J. M. et al. Representação de Cientistas: Estudo em desenhos auxiliado por uma análise estatística de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Sbenbio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia: IV ENEBIO e II EREBIO da Regional 4, Goiânia, p. 1-18, set. 2012. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/publicacoes/anais/IV_Enebio/4465.pdf.  Acesso em: 20 jun. 2023.


CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (org.). Pesquisa mostra o que os jovens brasileiros pensam sobre ciência, tecnologia e inovação. 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/-/pesquisa-mostra-o-que-os-jovens-brasileiros-pensam-sobre-ciencia-tecnologia-e-inovacao. Acesso em: 20 jun. 2023. 


ESCOBAR, H. Jovens defendem a ciência, mas desconhecem produção científica do País. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/jovens-defendem-a-ciencia-mas-desconhecem-producao-cientifica-do-pais/. Acesso em: 20 jun. 2023. 


FAGUNDES, V. et al. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0027 . Acesso em: 20 jun. 2023. 


FRANZOLIN, F.; GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: the need to boost science education in brazil. Science Advances, [S.L.], v. 6, n. 35, p. 1-1, 28 ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1126/sciadv.abb0110 . Acesso em: 20 jun. 2023.  


GOUW, A. M. S.; MOTA, H. S.; BIZZO, N. M. V. O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 627–648, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4483. Acesso em: 20 jun. 2023.


LUSZ, P. Nem samba nem futebol jovens brasileiros gostam mesmo é de ciência e tecnologia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos,, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 891-893, set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/fzKRWPx7xLXBHm96DPtTp4p/?lang=pt# . Acesso em: 20 jun. 2023. 


MASSARANI, L. et al. O Que os Jovens Brasileiros Pensam da Ciência e da Tecnologia: Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021, 225p. Disponível em: < https://www.inct-cpct.ufpa.br/wp-content/uploads/2021/02/LIVRO_final_web_2pag.pdf >


MENDES, I. M. Percepções de jovens cariocas sobre ciência e tecnologia. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019. Disponível em :https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40095. Acesso em: 20 jun. 2023.


OCAMPO, D. M. et al. Diferentes perfis de estudantes brasileiros frente aos desafios ambientais: Resultados de uma pesquisa em larga escala. Educação Ambiental em Ação, v. 83, n. 21, set. 2018. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3362 . Acesso em: 20 jun. 2023 


OCAMPO, D, M.; TOLENTINO NETO, L. C. B. As diferentes tipologias que descrevem o interesse dos jovens brasileiros pelas ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 164-176, dez. 2020. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8660 . Acesso em: 20 jun. 2023.