O Projeto

Sobre o projeto Ciência e Cientistas Brasileiros na escola


Objetivos

Este projeto está alicerçado em ações de ensino, pesquisa e extensão que visam divulgar a produção científica brasileira junto à escola básica. Para isso, apresentamos informações sobre pesquisadoras e pesquisadores de relevância no cenário nacional e recursos didáticos que visam abordar como tais pesquisas podem contribuir para o ensino das ciências na educação básica.

Este projeto faz parte do programa de extensão Cientista por um dia, que convida estudantes de escolas de educação básica para realizarem atividades científicas experimentais nos laboratórios da Unifesp campus Diadema.

Estudantes de graduação tem auxiliado na construção do material aqui apresentado. As cientistas mulheres estão sendo elaboradas por algumas destas alunas, e serão publicadas em breve.


Justificativa

Apesar da grande produção científica brasileira, estudos têm mostrado que os jovens brasileiros em idade escolar não conhecem a ciência produzida no país. A pesquisa O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia, realizada com mais de 2000 jovens, revelou que 94% deles não se lembram do nome de algum cientista brasileiro e que apenas 12% conseguem citar o nome de uma instituição que se dedique a fazer pesquisa científica no país (MASSARANI et al., 2021). Diante deste cenário, observamos a necessidade de compreender como a ciência brasileira pode se aproximar da educação básica, com o intuito não apenas de fomentar a divulgação científica, mas também de valorizar a sua importância para a sociedade e para os jovens, que poderão aprender sobre os modos como ocorrem o empreendimento científico, e sobre os brasileiros e brasileiras que se dedicam à ciência. 


Referência Bibliográfica

​​MASSARANI, L. et al. O Que os Jovens Brasileiros Pensam da Ciência e da Tecnologia: Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021, 225p.