Santos Dumont
Como a pesquisa de Santos Dumont pode ser abordada no ensino de ciências e física?
Tema: Mecânica
Aula 1: Santos Dumont por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido junto aos estudantes o vídeo Alberto Santos Dumont | Um Cientista, Uma História. Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia do cientista em questão.
Pergunte aos alunos como se deu a trajetória das criações de Dumont.
Justificativa: Dumont começou com um balão, porém esse não garantia controle de saída, então ele colocou uma espécie de motor a gasolina e criou o dirigível n°1. Após vários testes, no 6° dirigível conseguiu traçar uma rota e segui-la. Por fim, teve seu principal marco, o 14 bis, que veio a se tornar o primeiro avião.
Aula 2: Descobertas de Dumont
Nessa aula o professor irá explorar as invenções de Dumont, dentre elas se destacam:
Balão inflado a hidrogênio - Em 04 de julho de 1898, o invento ganhou altitude, mas não voou. Já o segundo balão, chamado América, permaneceu no ar por quase 24 horas e tinha capacidade para transportar passageiros.
14-Bis: Uma aeronave que é considerada o primeiro avião a decolar, voar uma distância oficialmente reconhecida e pousar de forma controlada em público.
Ovniplano: Em 1907, Santos Dumont construiu o Ovniplano, que era uma aeronave experimental com asas em formato de "V" que ajudou a explorar conceitos de estabilidade e controle de voo.
Demoiselle: Em 1907, criou uma aeronave leve e acessível que ajudou a popularizar a aviação. Foi uma das primeiras aeronaves de sucesso que podia ser adquirida e pilotada por indivíduos.
Dirigíveis: Santos Dumont também construiu vários dirigíveis, incluindo o dirigível No. 1, No. 2 e No. 3. Ele fez importantes contribuições para o desenvolvimento de dirigíveis motorizados.
Motor aeronáutico: Santos Dumont desenvolveu seus próprios motores aeronáuticos leves para alimentar suas aeronaves experimentais.
Chuveiro aquecido: Utilizava um balde com perfurações junto a um mecanismo que permitia a fusão da água quente e gelada.
Relógio de pulso: Embora a invenção não fosse de sua autoria, Santos Dumont desempenhou um papel crucial na disseminação dela. Isso aconteceu devido às complicações que ele enfrentou ao usar um relógio de bolso. Com o objetivo de tornar a cronometragem de seus voos mais prática, ele solicitou a um joalheiro que produzisse um relógio personalizado, evitando assim contratempos. Essa iniciativa atraiu a atenção das pessoas ao observarem Dumont usando essa inovação.
Materiais de apoio:
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-santosdumont/
https://novaescola.org.br/conteudo/1149/voar-o-sonho-o-projeto-e-a-realizacao-de-santos-dumont
https://museudoamanha.org.br/pt-br/santos-dumont-genialidade-com-os-pes-no-chao
https://museudoamanha.org.br/pt-br/conheca-22-maquinas-voadoras-santos-dumont
Aula 3: Estudos de Dumont
Ao longo de suas descobertas, Dumont precisou realizar estudos e testes para suas invenções. Um dos principais estudos é a mecânica, no qual o professor poderá revisar, ensinar ou relembrar os alunos sobre.
O professor poderá ainda criar uma dinâmica de construção de aviões, utilizando algumas contas ou sugerimos ainda que mostre através da plataforma Phet como se dá as forças na hora de um lançamento:
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/projectile-motion
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Santos Dumont para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Qual a importância dos aviões? Em que áreas são utilizadas?
Quais as invenções mais importantes de Dumont na sua opinião?
Qual a importância dos estudos, testes e simulações no campo da mecânica?