Santos Dumont

Como a pesquisa de Santos Dumont pode ser abordada no  ensino de ciências e física?

Tema: Mecânica

Aula 1: Santos Dumont por um dia

Justificativa: Dumont começou com  um balão, porém esse não garantia controle de saída, então ele colocou uma espécie de motor a gasolina e criou o dirigível n°1. Após vários testes, no 6° dirigível conseguiu traçar uma rota e segui-la. Por fim, teve seu principal marco, o 14 bis, que veio a se tornar o primeiro avião.

Aula 2: Descobertas de Dumont

Nessa aula o professor irá explorar as invenções de Dumont, dentre elas se destacam:


Materiais de apoio:

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-santosdumont/

  https://novaescola.org.br/conteudo/1149/voar-o-sonho-o-projeto-e-a-realizacao-de-santos-dumont 

https://museudoamanha.org.br/pt-br/santos-dumont-genialidade-com-os-pes-no-chao 

https://museudoamanha.org.br/pt-br/conheca-22-maquinas-voadoras-santos-dumont 

Aula 3: Estudos de Dumont

Ao longo de suas descobertas, Dumont precisou realizar estudos e testes para suas invenções. Um dos principais estudos é a mecânica, no qual o professor poderá revisar, ensinar ou relembrar os alunos sobre.

O professor poderá ainda criar uma dinâmica de construção de aviões, utilizando algumas contas  ou sugerimos ainda que mostre através da plataforma Phet como se dá as forças na hora de um lançamento:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/projectile-motion 

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Santos Dumont para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: