Maria Deane
Foto: Casa de Oswaldo Cruz
Disponível em: <https://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/maria-jose-von-paumgartten-deane>
Médica, parasitologista, registrou importantes estudos correlacionados a doenças endêmicas (leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas) e suas erradicações.
Breve biografia
Maria José Von Paumgartten Deane, nascida em 24 de julho de 1916 no Estado do Pará, tornou-se uma parasitologista de alta relevância, além de dedicar-se aos estudos de doenças parasitárias também contribuiu para uma melhoria da saúde pública no Brasil. Com sua ascendência austríaca e francesa, herdou de seus pais a disciplina nos estudos, graduando-se no ano de 1937 na Faculdade de Medicina e Cirurgia.
Além de médica, Maria Deane também se consagrou como cientista ao lado de seu marido, Leonidas de Melo Deane, juntos, puderam viajar pelo vasto território brasileiro estudando doenças endêmicas como a malária, a doença de Chagas e a leishmaniose. Após sua passagem pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no ano de 1953, foi forçada a buscar por exílio em Portugal e na Venezuela no ano de 1973, devido às sérias dificuldades vivenciadas pelo regime militar. Nestes países, permaneceu com as pesquisas laboratoriais e de campo, dando vida ao Departamento de Parasitologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Carabobo na Venezuela.
Em 1980, em seu retorno ao Brasil, ocupou o lugar de chefia no Departamento de Protozoologia no Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Além de publicar centenas de artigos científicos advindos de suas pesquisas em parceria com seu marido, Maria Deane, também foi nomeada a cargos em instituições de ensino e pesquisa, se tornando referência através dos seus registros de investigação acerca dos tipos de parasitos. Após a sua morte em 1995, recebeu uma homenagem do Instituto FIOCRUZ, o qual nomeou o centro de pesquisas na Amazônia de “Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – FIOCRUZ/AMAZÔNIA”.
Principais contribuições para a Ciência
Protozoologia responsável por inúmeras missões científicas por diversos Estados brasileiros, descrevendo o duplo ciclo de multiplicação do agente etiológico da doença de Chagas o Trypanosoma cruzi), além de auxiliar na melhoria da saúde pública brasileira, através da erradicação de epidemias.
Para saber mais:
https://amazonia.fiocruz.br/?p=19372
https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/Biograf/ilustres/maria.htm
https://www.youtube.com/watch?v=HiQoM70wAag&ab_channel=ILMDFiocruzAmaz%C3%B4nia