Maria Deane
Como a pesquisa de Maria Deane pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Endemias, epidemias e pandemias
Aula 1: Maria Deane por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo “Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã homenageia Maria Deane” do Canal ILMD Fiocruz Amazônia. Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia da cientista em questão.
Para uma roda de conversas, pergunte aos alunos: “Como a trajetória e as contribuições da cientista Maria Deane no estudo das doenças endêmicas, especialmente a malária, inspiram reflexões sobre a importância da pesquisa interdisciplinar para enfrentar desafios de saúde pública?
Aula 2: As doenças endêmicas - Foco: Malária
Em uma aula expositiva, apresente aos alunos a malária, enfatizando as características enquanto uma doença infecciosa causada por um parasita. Utilizando imagens do mosquito, de esquemas apresentando o ciclo da infecção e imagens via microscópico das células infectadas.
Utilize o material de apoio:
https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/infectious-diseases/malaria/a/what-is-malaria
https://www.youtube.com/watch?v=reKlLpbTHFs&ab_channel=ElaraSystems
Aula 3: Diferenciando endemia, epidemia e pandemia
Para que os alunos compreendam a distinção entre a escala e frequência da contaminação e contágio de determinadas doenças, bem como, elucidar esse processo ao trabalho de mapeamento endêmico de Maria Deane, sugerimos uma aula explicando a diferenciação entre as escalas, apresentando exemplos de mapas e gráficos da disseminação das doenças, principalmente da malária, conforme exemplo a seguir:
Imagem: Grupos de risco na pandemia de COVID-19 [recurso eletrônico] : discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas / Ana Carolina Santana Vieira ... [et al.] [organizadores]. – Maceió, AL : EDUFAL, 2021.
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Maria Deane para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na breve biografia disponibilizada em conjunto com as seguintes questões:
1. Como o entendimento dos mecanismos biológicos da malária pode nos ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença?
2. Como as características geográficas e ambientais de uma região afetam a propagação da malária, e como esse conhecimento pode ser usado para implementar medidas de controle mais direcionadas?
3. Qual é a importância de monitorar e relatar com precisão casos de malária em diferentes regiões do mundo, especialmente no contexto de uma pandemia global como a COVID-19?