João Barbosa Rodrigues
Foto: Divulgação Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Disponível em https://acervo.jbrj.gov.br/colecoes/
Naturalista que ajudou a ampliar o conhecimento sobre a diversidade vegetal brasileira e a compreender melhor a flora amazônica.
Recursos didáticos disponíveis em Biodiversidade
Breve biografia
Nascido em 1842, no Rio de Janeiro, João Barbosa Rodrigues foi um naturalista muito importante para a botânica brasileira. Em 1870, apresentou uma obra sobre orquídeas brasileiras, em três volumes, com descrições em latim e francês. O impacto foi tão positivo para a comunidade científica que foi nomeado pelo governo brasileiro para explorar o rio Amazonas, com o intuito de intensificar o trabalho sobre palmeiras brasileiras realizado pelo alemão Carl Friedrich von Martius, onde permaneceu por pouco mais de dois anos.
Após crises financeiras, teve a ideia de abrir um museu, pelo seu amigo Guilherme Schüch, o barão de Capanema, que sempre incentivou seus estudos. Assim, inaugurou em 1883 o Museu de História Natural na cidade de Manaus, que possuía um acervo de etnografia, botânica e química, bem como amostras de plantas. Durante seu período no Amazonas, ele produziu aquarelas de aproximadamente 390 plantas e 90 objetos etnográficos.
Um fato curioso em sua vida pelo Amazonas foi a descoberta de um fóssil de jacaré com medidas enormes para o tamanho atual, sendo considerado o maior que se tem conhecimento, o qual classificou com o nome científico de Purussaurus brasiliensis. Estimaram que, quando adulto, teria 12,5 metros de comprimento e cerca de 8,5 toneladas.
Em 1892, de volta ao Rio, foi nomeado diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e foi responsável pela construção de estufas, viveiros, arboretos, biblioteca, laboratório, escola, herbário e museu. Faleceu em 1909, após publicar em 1903 sua obra sobre palmeiras, reunindo 170 aquarelas e textos da descrição de quase 390 espécies, sendo 166 desconhecidas.
Principais contribuições para a Ciência
Contribuiu para a história da botânica brasileira, através de suas atividades de divulgação, ampliando o conhecimento sobre a flora brasileira e a conservação dos recursos naturais.
Para saber mais:
https://oeco.org.br/reportagens/naturalista-botanico-e-paleontologo-por-acaso/
https://www.scielo.br/j/hcsm/a/RdQnjqkydQgyHbkKKMbcG7H/
https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/138/214.%20Acesso%20em%2016
Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Biodiversidade