João Barbosa Rodrigues
Como a pesquisa de João Barbosa Rodrigues pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Botânica
Aula 1: João Barbosa Rodrigues por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (AS OBRAS RARAS E O LIVRO MAIS ANTIGO DA BIBLIOTECA BARBOSA RODRIGUES, DO JARDIM BOTÂNICO RJ). Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre um legado do cientista em questão.
Pergunte aos alunos quem fundou a Biblioteca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e quais livros importantes há nela.
Justificativa: A biblioteca foi fundada por João Barbosa Rodrigues, então diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Teve como núcleo original obras pertencentes a D. Pedro II, as quais foram doadas pela família imperial a Barbosa Rodrigues. A mais antiga delas é uma edição de 1565 da obra do italiano renascentista Pietro Andrea Mattioli.
Aula 2: As Plantas
Nessa aula o professor dará uma aula expositiva sobre o grupo das plantas e suas principais características, como:
Estrutura da Célula Vegetal - Diferenciação, vacúolos, cloroplastos e parede celular.
Características Gerais - Autotróficos, fotossintetizantes, eucariontes, pluricelulares.
Partes das Plantas - Folha, flor, caule, raiz, fruto.
Nutrição - Fotossíntese
Classificação - Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas, Angiospermas.
Reprodução - Estrutura reprodutiva (flor)
Materiais de apoio:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/reino-vegetal
https://www.youtube.com/watch?v=m4jWJZnTnbQ
https://www.youtube.com/watch?v=l80Dqo4fLrE
https://www.youtube.com/watch?v=UatP_jiWfGg
https://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/10102/material/REINO%20PLANTAE.pdf
Aula 3: Atividade prática - Eu, Naturalista
Para essa atividade é necessário uso de tintas ou lápis, folhas de papel para desenho e flores e folhas de formas e cores variadas. Os alunos podem trazer algum espécime que considerem interessante.
A atividade pode ser realizada no jardim da escola, em Jardim Botânico ou parque, para que explorem a natureza e promovam um contato com o meio ambiente. Bem como pode ser feita dentro da sala de aula.
Relembre com os estudantes as partes da planta e as partes da flor.
Depois, os alunos deverão escolher alguns exemplares de plantas, observá-los e desenhá-los. Os estudantes devem estar atentos às características, tamanho e cor da planta em questão.
Após a atividade, a escola poderá promover uma exposição de trabalhos. O professor deverá sistematizar a importância dessa atividade, bem como quais características das plantas desenhadas eles consideraram mais marcantes, além do nome e de sua ocorrência.
Material de Apoio:
http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Observando%20flores%20Ursi%20et%20al%202012.pdf
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de João Barbosa Rodrigues para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Qual a importância de um Naturalista e/ou Botânico?
Por que João Barbosa Rodrigues desenhava as flores que via?
Por que classificar as plantas?
Qual a importância de um Jardim Botânico?