Joaquim da Costa Ribeiro 

Foto: Divulgação Sociedade Brasileira de Física

Disponível em http://www.sbfisica.org.br/v1/home/images/premiacoes/JoaquimdaCostaRibeiro.pdf

Pioneiros da física da matéria condensada e de materiais no Brasil, descobridor do efeito termodielétrico.

Breve Biografia

Joaquim da Costa Ribeiro (1906-1960) foi um proeminente cientista brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Graduou-se em engenharia civil e engenharia mecânico-elétrica pela Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro em 1928, começando sua carreira como professor assistente na mesma universidade neste mesmo ano. Seu mentor foi o físico alemão Bernhard Gross, com quem também lecionou na Universidade do Distrito Federal.

Após o fechamento da Universidade do Distrito Federal, ingressou no Departamento de Física da Faculdade Nacional de Filosofia em 1939, onde se tornou professor catedrático de física geral e experimental em 1946. Além de sua carreira acadêmica, trabalhou como auxiliar técnico do Departamento Nacional do Ensino em 1934 e chefe de gabinete da Secretaria Geral de Educação e Cultura, assumindo interinamente o cargo de secretário.

Seu trabalho de pesquisa mais notável ocorreu na década de 1940, levando à descoberta do Efeito Costa Ribeiro, ou Efeito Termodielétrico, publicado em 1944 nos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Essa pesquisa lhe rendeu reconhecimento internacional, levando-o a dar aulas e palestras em todo o mundo.

Costa Ribeiro também desempenhou um papel crucial na representação do Brasil em conferências internacionais sobre energia nuclear e na criação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em 1956. Ele foi membro de várias instituições, incluindo a Academia Brasileira de Ciências, o Conselho Nacional de Pesquisas e a Comissão Nacional de Energia Nuclear, além de ser membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949.

Por suas contribuições notáveis, recebeu o Prêmio Einstein da ABC em 1953 e, postumamente, a Medalha Carneiro Felipe em 1973. Seu nome foi homenageado com o batismo do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, uma escola municipal em Bangu e uma rua em Niterói (RJ). Costa Ribeiro faleceu em 1960, aos 54 anos, no Rio de Janeiro, e foi sepultado no cemitério São João Batista.


Principais contribuições para a Ciência

Descobridor do efeito termodielétrico, que é o aparecimento de cargas elétricas durante mudanças de fase.  Costa Ribeiro observou este fenômeno durante a fusão de um sólido. Posteriormente, foi observado em outras mudanças, como a sublimação, por Sergio Mascarenhas, que chamou o fenômeno de efeito Costa Ribeiro. 


Para saber mais

http://expagcrj.rio.rj.gov.br/costa-ribeiro-joaquim-da/ 

https://cienciahoje.org.br/artigo/uma-descoberta-inesperada/  

https://www.sbpmat.org.br/pt/historia-da-pesquisa-em-materiais-joaquim-da-costa-ribeiro-e-o-efeito-termodieletrico/  

http://www.schwartzman.org.br/simon/costarib.pdf 

https://revistapesquisa.fapesp.br/a-fisica-do-mundo-presente/#:~:text=Esse%20efeito%20termodielétrico%20–%20não%20se,era%20um%20efeito%20mais%20universal.

Recursos didáticos disponíveis em Fisíca/Clássica 

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista