Joaquim da Costa Ribeiro

Como a pesquisa de Joaquim da Costa Ribeiro pode ser abordada no  ensino de ciências e física?

Tema: Eletrônica

Aula 1: Joaquim da Costa Ribeiro por um dia

Justificativa: Quando Costa Ribeiro começou a investigar a cera de carnaúba, ele colocou um pouco do material em um recipiente para fundi-lo. No meio do processo, ele saiu e deixou o material, ao voltar a cera que estava líquida ficou sólida. Ao examinar a cera, ele descobriu que a cera tinha uma carga elétrica, e não havia nada produzindo um campo elétrico por perto. Ele refez a experiência utilizando materiais diferentes, e comprovou que é possível eletrificar outros tipos de materiais dielétricos com carga permanente, apenas mudando o estado físico dele.

Aula 2: Materiais dielétricos

Nessa aula o professor irá explicar sobre os materiais dielétricos, que são substâncias que não conduzem corrente elétrica, por não existirem cargas elétricas livres em seu interior. Ou, ainda poderá utilizar plataformas como o Phet para simular e demonstrar como acontece dentro de um circuito elétrico.

Aula 3: Oficina de Eletrônica - Construção de microfone

Nessa aula o professor irá construir com os alunos um microfone utilizando um eletreto, componente estudado por Joaquim da Costa Ribeiro, sendo frequentemente utilizado em circuitos eletrônicos que tem por finalidade, entre outras, servir de escuta ou ser usada em microfone de lapela.

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Joaquim da Costa Ribeiro para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: