Fritz Feigl

Divulgação Fritz Feigel

Disponível em https://wwn w.pas.va/en/academicians/deceased/feigl.html

Pioneiro na aplicação de técnicas instrumentais na química analítica, criando novos métodos e equipamentos que ajudaram a melhorar a precisão e a eficiência das análises químicas.

Breve biografia

Químico austriáco nascido em Viena em 1891, Fritz Feigl veio ao Brasil em 1940 após a implantação do nazismo. Em 1920 Feigl concluiu seu doutorado na Universidade Técnica de Viena.  Atuou em pesquisa em desenvolvimento de métodos analíticos mais simplificados e eficientes, com objetivo na pesquisa quantitativa.

Após se instalar no Brasil e tirar sua cidadania em 1944, Feigl se dedicou inteiramente a sua vida científica no Brasil. Foi contratado para fazer parte do corpo técnico Laboratório da Produção Mineral (LPM), com o objetivo de criar um núcleo de microquímica na América do Sul e para desenvolver alguns estudos técnicos específicos.

Dentre suas pesquisas, destaca-se o “Papel  de Feigl”, indicador universal de pH, que foi um de seus legados, no qual se é possível saber o pH de uma solução, quando ocorre uma mudança na cor do papel, após ser embebido na mesma, o que facilita até hoje a medição em análises químicas, conseguindo identificar o pH apenas com um papel. Outro marco, foi a  produção de cafeína a partir dos extratos de café concentrados, que colaborou na produção de Coca-Cola. Por fim, a solubilização do fosfato contido na bauxita fosforosa brasileira do Maranhão, para produção de fertilizante em 1946.

Feigl foi referência na área da química analítica através de suas obras, dentre elas se destacam o livro "Testes de Mancha na Análise Inorgânica”, publicado em 1937 e o livro "Química de Reações Específicas”, publicado em 1949. Criador da análise de toque,  uma técnica que simplifica as provas analíticas, que levaram a elaborar conceitos de sensibilidade, especificidade e seletividade, rigorosamente definidos. Durante seus processos analíticos, conseguiu chegar a novos compostos e reações químicas importantes na Química dos Complexos e na Físico-Química.

Veio a falecer em 1971, deixando uma honrosa obra com centenas de trabalhos próprios. 

Principais contribuições para a Ciência

Conhecido por suas contribuições significativas no campo da química analítica, criador da análise do toque, uma técnica que simplifica as provas analíticas. Criador do papel universal de medidor de pH, da técnica de aumento de produção de cafeína, e técnica de utilizar o fosfato para produção de fertilizante.   

Para saber mais:

https://www.scielo.br/j/qn/a/LxWndY9jPwZ3PVYnTq3c8VC/?lang=pt 

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/fritz-feigl.htm 

http://allchemy.iq.usp.br/agregando/vidafritz98.html 

Recursos didáticos disponíveis em Química/Transformação Químicas

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista