Fritz Feigl
Como a pesquisa de Fritz Feigl pode ser abordada no ensino de ciências e química ?
Tema: Funções Inorgânicas
Aula 1: Fritz Feigl por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Fritz Feigl | Um Cientista, Uma História), após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre biografia do cientista em questão.
Qual método importante que facilita a análise de materiais?
Justificativa: Fritz Feigl desenvolveu a análise de toque, técnica usada para avaliar as propriedades físicas e texturais de substâncias por meio do sentido do tato. É utilizada em diferentes indústrias, como alimentos, cosméticos e têxteis, para garantir a qualidade dos produtos. Por meio do toque, é possível identificar características como maciez, rugosidade e viscosidade. Essa análise é importante para entender a textura dos materiais e pode ajudar no desenvolvimento e no controle de qualidade dos produtos.
Aula 2: Funções Inorgânicas
Nessa aula o professor irá explicar sobre funções inorgânicas, que são um conjunto de grupos de compostos químicos que possuem características semelhantes em termos de composição e propriedades. As principais funções inorgânicas são:
Ácidos
Bases
Sais
Óxidos
Hidretos
Materiais de apoio:
https://docente.ifsc.edu.br/marcel.piovezan/MaterialDidatico/QUI%20114/Diarios%20e%20planos%20Ensino/Plano%20de%20Ensino%20-%202018-2%20-%20Turma%20114.doc
https://leace.furg.br/images/PLANO_DE_AULA_-_cidos_e_bases.pdf
https://www.todamateria.com.br/funcoes-inorganicas/
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/as-funcoes-inorganicas.htm
https://www.manualdaquimica.com/quimica-inorganica/funcoes-inorganicas.htm
Aula 3: Experimento Escala de pH
A princípio, o professor deverá relembrar sobre os ácidos e bases, as propriedades dos ácidos, as propriedades das bases, exemplos de ácidos e bases, neutralização, entre outros.
Realize um experimento utilizando indicadores naturais, como o repolho roxo ou a flor hibisco. Demonstre como esses indicadores mudam de cor quando adicionados a ácidos e bases, ajudando a identificar suas propriedades.
Após testar com o indicador natural, utilize o papel indicador de pH, criado por Feigl, para que os alunos discutam a relevância do mesmo.
Material de apoio:
https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm
http://www2.ufac.br/mpecim/menu/producoes/viver-ciencia-2016/indicador-de-ph-com-suco-de-repolho-roxo-identificando-substancias.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_qui_pdp_anselma_regina_levorato.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/indicadores-ph.htm
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Fritz Feigl para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Por que Fritz Feigl veio para o Brasil?
Quais suas contribuições na área da Química?
Por que simplificar análises?
Qual contribuição para a produção de café no Brasil realizada por Feigl? E por que foi tão importante e útil para nossa economia?