Augusto Ruschi
Augusto Ruschi em Teresa, ES em 1986.
Crédito: Rogério Carneiro/Folhapress
Patrono da ecologia, especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil.
Breve Biografia
Augusto Ruschi nasceu em 12 de dezembro de 1915, em Santa Teresa, no Espírito Santo. Sua infância e adolescência foram influenciadas por suas explorações na mata de Santa Teresa, o interesse pelas orquídeas de seu pai e seu início na coleção de insetos e plantas.
Embora tenha se formado em Engenharia Agronômica, Augusto Ruschi se destacou como autodidata em taxonomia de animais e vegetais. Ele iniciou sua graduação em Viçosa, Minas Gerais, e a concluiu no Rio de Janeiro. Sua pesquisa abrangeu diversos temas, como silvicultura, agricultura "racional", reflorestamento, controle de pragas agrícolas e biologia de morcegos para combater a raiva bovina.
Em 1939, tornou-se assistente voluntário na Seção de Botânica do Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde fez um curso de especialização em botânica. Além disso, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1950 e tornou-se botânico do MNRJ em 1953. Ao longo de sua carreira, pesquisou beija-flores, orquídeas, morcegos e reservas florestais, além de atuar como professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Museu Mello Leitão.
Suas pesquisas sobre beija-flores, em particular, trouxeram reconhecimento internacional, graças às técnicas de captura, transporte, criação e reprodução dessas aves em cativeiro que desenvolveu.
Augusto Ruschi também se destacou por seu ativismo em prol da conservação da natureza e da defesa de remanescentes florestais e espécies ameaçadas de extinção. Ele se tornou um ícone na causa ambiental, sendo homenageado em uma cédula brasileira e sendo reconhecido como Patrono da Ecologia do Brasil por meio de lei federal após sua morte (disponível em https://www.ccmbr.com.br/admin/visualizaCedula.php?id=176 )
Principais contribuições para a Ciência
Realizou estudos em preservação de orquídeas, pesquisas pioneiras sobre beija-flores, defesa da conservação da Mata Atlântica, educação ambiental e seu reconhecimento como Patrono da Ecologia do Brasil. Seu legado influenciou a ciência, a conservação e a conscientização ambiental no país.
Para saber mais
https://www.augustoruschi.com.br/augustoruschi-2.html
https://memorialaugustoruschi.com/
http://antigo.inma.gov.br/augusto-ruschi-o-fundador
https://educacao.uol.com.br/biografias/augusto-ruschi.htm
https://www.upf.br/muzar/augusto-ruschi
Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Biodiversidade