Augusto Ruschi

Como a pesquisa de Augusto Ruschi pode ser abordada no  ensino de ciências e biologia ?

Tema: Botânica

Aula 1: Augusto Ruschi por um dia

Justificativa: “Ele estava sozinho na floresta e vieram os sapos, sapos venenosos, e decidiu examiná-los melhor. Mas ele não sabia que aquele tipo de sapo quando ficava nervoso, irritado, soltava um veneno terrível que podia ser mortal e acabou sendo envenenado. Tentou os hospitais, as farmácias e drogarias, consultou médicos, falou com cientistas, especialistas, tomou remédio, fez dieta, fez de tudo, mas nada, nada, nada adiantava.  Um poeta lá do Rio pediu ao Presidente do Brasil pra falar com o cacique dos índios, Raoni.  Trouxeram as ervas lá do alto Xingu e fizeram a pajelança. Medicina de índio, pajelança.”

Aula 2: Trabalho - Orquídeas do Brasil

Nessa aula o professor poderá sugerir uma dinâmica em grupo, no qual cada grupo ficará responsável por uma orquídea brasileira. Os grupos apresentarão fotos, e se possível um exemplar, além de dados, habitat, morfologia e outras informações importantes sobre a espécie.

Material de apoio: https://orquideasblog.com/orquideas-brasileiras/  


Aula 3: Jogo Ludo Vegetal

Recomendamos o jogo Ludo Vegetal, parte do artigo “Ludo Vegetal: uma nova alternativa para a aprendizagem de Botânica”, dos autores Bruno Edson-Chaves, Rafael Domingos de Oliveira, Renata dos Santos Chikowski, Roselita Maria de Souza Mendes e Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, publicado pela Revista Brasileira de Biociências

https://drive.google.com/file/d/1HvdqQgSXPQglIGdOt3xse3bJFH6wh4bU/view?usp=sharing 

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Augusto Ruschi para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: