Vital Brazil
Como a pesquisa de Vital Brazil pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Os soros antiofídicos
Aula 1: Vital Brazil por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo Vital Brazil | Um Cientista, Uma História. Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia do cientista em questão.
Pergunte aos alunos como Vital Brazil chegou até a produção do soro antiofídico.
Justificativa: Muitos brasileiros eram picados por jararaca e cascavel, morrendo cinco mil pessoas ao ano e o único soro disponível na época era o de naja, que não funcionava para as espécies brasileiras. Realizou testes e viu que as picadas de espécies diferentes tinham uma reação diferente no corpo humano, ou seja, precisavam de soros diferentes. Utilizando cavalos ele conseguiu criar soros para utilizar em humanos.
Aula 2: Anticorpos
Nessa aula o professor irá abordar sobre anticorpos, a partir dos seguintes tópicos.
O que são
Como atuam
Classes
Como são produzidos
Sugerimos a apresentação do vídeo “What Actually Happens When You Are Sick?”. Ele possui legendas, e mostra resumidamente sobre o sistema imune.
Aula 3: Soros
Nesta aula o professor irá explicar sobre a produção do soro antiofídico. Poderá, também, explicar sobre outros soros e para que são utilizados, além dos institutos que os produzem, como o instituto Vital Brazil, e diferenciar os soros das vacinas.
O professor poderá mostrar o vídeo ao lado.
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos abordados nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Vital Brazil para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Com quais outros cientistas Vital Brazil trabalhou?
O que é o soro antipestoso?
Por que é importante levar a serpente na qual foi picada, na hora de ser socorrido?