Juliano Moreira
Como a pesquisa de Juliano Moreira pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Um pioneiro no estudo da saúde mental
Aula 1: Juliano Moreira por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo O médico negro que se opôs ao racismo científico: Juliano Moreira. Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia do cientista em questão.
Qual o racismo científico que Juliano Moreira passou?
Justificativa: Foi aluno do professor Raimundo Nina Rodrigues, que por sua vez que dizia que a ocorrência de doenças mentais no Brasil era fruto da misigenação racial, como se negros fosse inferiores e a “mestiçagem” justificasse a loucura dos pacientes. Juliano argumentava que a etnia não estava ligada as doenças mentais e não aceitava a tese que os negros eram inferiores por natureza e de que a miscigenação causaria problemas a saúde mental.
Aula 2: O que é psicanálise?
Nessa aula o professor irá comentar sobre a psicanálise. A origem,o pensador Freud, como realizar e as bases.
Aula 3: Roda de conversa sobre Saúde Mental
Nessa aula o professor poderá incentivar uma roda de conversa sobre assuntos contemporâneos sobre saúde mental dos alunos. O objetivo é fortalecer a relação professor-aluno, e compreender assuntos importantes da geração atual.
Recomendação de leitura:
https://box.novaescola.org.br/etapa/3/educacao-fundamental-2/caixa/14/cuide-da-saude-mental-dos-seus-alunos/conteudo/18547
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Juliano Moreira para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
O que é racismo científico?
Na sua opinião, psicanálise é uma ciência?
Quais os feitos de Juliano Moreira na área da psiquiatria?