Josué de Castro

Como a pesquisa de Josué de Castro pode ser abordada no  ensino de ciências e biologia ?

Tema:  Alimentação

Aula 1: Josué de Castro por um dia

Justificativa: “Essa combinação resultava em uma baixa produção de alimentos nos latifúndios, conservava relações de trabalho arcaicas, herdeiras da escravidão, e jogava os camponeses em condições de vida aviltantes, dificultando-lhes o pleno acesso a terras cultiváveis” 

Aula 2: Por que comer bem?

Nessa aula o professor irá discutir sobre os hábitos alimentares, que desempenham um papel fundamental na criação de distinções e semelhanças culturais entre diferentes grupos populacionais. Esses padrões alimentares estão ligados aos recursos disponíveis no ambiente e às condições econômicas, bem como às necessidades nutricionais. 

Na disciplina de ciências, a abordagem desse tema pode proporcionar aos estudantes uma compreensão das funções essenciais da alimentação e da relevância dos alimentos para a manutenção da saúde, o crescimento e o desenvolvimento humano. 

Aula 3: Trabalho - Pirâmide Alimentar

Nessa aula o professor irá propor aos alunos que construam uma pirâmide alimentar conforme o Guia de  Bolso do Consumidor Saudável criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Disponível em: 

https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/download/guiadebolso_anvisa.pdf  

Material de apoio: 

https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio3.htm

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Josué de Castro para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: