Mario Schenberg
Como a pesquisa de Mario Schenberg pode ser abordada no ensino de ciências e físíca?
Tema: Astronomia
Aula 1: Mario Schenberg por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo Mario Schenberg | Um Cientista, Uma História. Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia do cientista em questão.
Pergunte aos alunos sobre o que são os neutrinos.
Justificativa: Os neutrinos são emitidos no núcleo da estrela, retirando energia do seu interior, esfriando e diminuindo a pressão interna. Isso faz com que o peso das suas camadas externas não se sustente mais e haja um colapso das diversas camadas para o centro, seguida de uma expansão muito rápida.
Aula 2: Supernovas
Nessa aula o professor irá explicar sobre as supernovas, que são explosões estelares poderosas que ocorrem quando as estrelas atingem o fim de seu ciclo de vida. Elas liberam uma enorme quantidade de energia, são temporariamente mais brilhantes do que galáxias inteiras e são cruciais para a formação de elementos químicos no universo.
Material de apoio:
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=259 https://www.youtube.com/watch?v=q4DF3j4saCE
Aula 3: Exposição Virtual Paisagens Do Universo
Nessa aula indicamos ao professor passar a exposição Virtual Paisagens do Universo elaborada pelo Museu Catavento em parceria com o governo do estado de São Paulo. A apresentação conta com histórias do cosmo e curiosidades.
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Mario Schenberg para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
O que são as supernovas?
A política interfere na ciência?
Qual a importância de se estudar as estrelas e o universo?