Djalma Guimarães
Como a pesquisa de Djalma Guimarães pode ser abordada no ensino de ciências e química?
Tema: Recursos Minerais
Aula 1: Djalma Guimarães por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Um Cientista, uma história | Episódio 6: Djalma Guimarães), após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre biografia do cientista em questão.
Qual a importância do Nióbio e Fosfato, no qual Djalma Guimarães encontrou jazidas?
Justificativa: O nióbio é importante em várias indústrias e aplicações de alta tecnologia, graças às suas propriedades únicas. Sua resistência, durabilidade, capacidade de suportar temperaturas extremas e propriedades de supercondutividade tornam-no um material valioso para vários setores, incluindo a indústria de aço, eletrônica, pesquisa científica, entre outros. Já o fosfato é importante na agricultura, indústria química, indústria de alimentos, saúde humana e animal, e na indústria da construção. Suas propriedades nutricionais e químicas o tornam essencial para o crescimento das plantas, a produção de alimentos, a saúde humana e animal, além de ser utilizado em produtos químicos e materiais de construção.
Aula 2: Minerais e propriedades químicas
“Um mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural, formado inorgânico, com uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado” (Mason et al. 1968).
Nessa aula o professor deverá explicar sobre minerais e suas propriedades químicas.
Comece explicando o que são minerais, destacando que são substâncias sólidas encontradas na natureza, formadas por elementos químicos e possuindo uma estrutura cristalina.
Explique que existem milhares de tipos diferentes de minerais, cada um com características distintas. Como exemplo o professor pode falar da dureza de alguns minerais, como o talco (dureza 1), quartzo (dureza 7) e diamante (dureza 10).
Apresente as características básicas dos minerais, como cor, brilho, dureza, densidade e transparência.
Explique como os minerais são formados na natureza.
Apresenta alguns minerais comuns e suas utilidades. Discuta como os minerais estão presentes em nosso dia a dia e em diferentes setores industriais.
Explique os 12 grupos químicos da composição do mineral, que são os elementos nativos, sulfetos, sulfossais, óxidos, halóides, carbonatos, nitratos, boratos, fosfatos e sulfatos.
Material de apoio:
https://wp.ufpel.edu.br/museudesolosrochaseminerais/minerais/
https://didatico.igc.usp.br/minerais/
https://www.assis.unesp.br/#!/departamentos/ciencias-biologicas/museu-cbi/acervo/minerais/
Aula 3: Atividade Prática
Para esse tema, o professor poderá optar entre três atividades práticas, dependendo da infraestrutura da escola, que abordam sobre minerais.
Construção de coleção de minerais em miniatura: O professor pedirá aos alunos alguns materiais, podendo sair com eles ou pedir para trazer de casa. Após coleta, realize uma identificação e organize de forma que fique um acervo geológico para a escola.
Outra proposta interessante para montar uma coleção é construir modelos de papel de diferentes minerais naturais. Por exemplo, o quartzo é um mineral que a estrutura dele tem a forma de hexágono com dois triângulos sextavados, como no link https://www.somdecristal.com.br/cristal-de-quartzo/#
Esses formatos podem ser imprimidos disponível na internet em 2D.
Ida ao Museu de Geociências ou Geologia: Caso as opções acima sejam inviáveis, considere a possibilidade de organizar uma visita a museus geológicos ou exposições sobre minerais, onde os alunos possam ver diferentes tipos de minerais e aprender mais sobre eles por meio de exposições interativas e educativas.
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Djalma Guimarães para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Quais minerais foram descobertos por Djalma Guimarães?
Qual a importância dos minerais?