Johanna Döbereiner

Como a vida e a obra de Johanna Döbereiner pode ser abordada no  ensino de Ciências e biologia?

Titulo: Agronomia brasileira e o ciclo do nitrogênio

Aula 1: Johanna Döbereiner por um dia

Justificativa: Ao ensinar o ciclo biogeoquímico do nitrogênio (N2) é comum enfatizarmos os conceitos e processos envolvidos em detrimento de uma adequada contextualização pautada em situações reais e familiares aos alunos, fato que pode contribuir para um ensino descolado de sentido e significado para os estudantes. 

Aula 2: Ciclos Biogeoquímicos

Nesta aula o professor irá apresentar os principais Ciclos Biogeoquímicos através de uma aula expositiva dialogada. O professor poderá usar vídeos e outros recursos disponíveis na escola.

Ha diversos materiais em livros didáticos e na Internet sobre o tema:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/ciclos-biogeoquimicos.htm

https://www.youtube.com/watch?v=GkAdsxETLUs

Aula 3: Fixação Biológica do Nitrogênio

Nesta aula o professor irá apresentar os conceitos envolvidos na Fixação Biológica do Nitrogênio através de uma aula expositiva dialogada. O professor poderá usar vídeos e outros recursos disponíveis na escola.

Há diversos materiais e livros didáticos na Internet sobre o tema:

https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1495/fixacao-biologica-de-nitrogenio-fbn

https://www.youtube.com/watch?v=Y4Awm_YDNsg

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o professor irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Johanna Döbereiner para a compreensão do tema.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: