Johanna Döbereiner
Como a vida e a obra de Johanna Döbereiner pode ser abordada no ensino de Ciências e biologia?
Titulo: Agronomia brasileira e o ciclo do nitrogênio
Aula 1: Johanna Döbereiner por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Um Cientista, Uma História | Johanna Döbereiner), após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre biografia da cientista em questão e de como suas contribuições foram produtos da observação de problemas característicos do Brasil.
Peça para que os/as estudantes registrem no caderno qual era o problema de pesquisa investigado por Johanna Döbereiner, suas hipóteses e os resultados de seus estudos.
Justificativa: Ao ensinar o ciclo biogeoquímico do nitrogênio (N2) é comum enfatizarmos os conceitos e processos envolvidos em detrimento de uma adequada contextualização pautada em situações reais e familiares aos alunos, fato que pode contribuir para um ensino descolado de sentido e significado para os estudantes.
Aula 2: Ciclos Biogeoquímicos
Nesta aula o professor irá apresentar os principais Ciclos Biogeoquímicos através de uma aula expositiva dialogada. O professor poderá usar vídeos e outros recursos disponíveis na escola.
Ha diversos materiais em livros didáticos e na Internet sobre o tema:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/ciclos-biogeoquimicos.htm
Aula 3: Fixação Biológica do Nitrogênio
Nesta aula o professor irá apresentar os conceitos envolvidos na Fixação Biológica do Nitrogênio através de uma aula expositiva dialogada. O professor poderá usar vídeos e outros recursos disponíveis na escola.
Há diversos materiais e livros didáticos na Internet sobre o tema:
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o professor irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Johanna Döbereiner para a compreensão do tema.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Como a ciência brasileira contribuiu para a produção de soja e outros vegetais?
Por que a fixação biológica de nitrogênio possibilita economia de insumos agrícolas?
Qual foi a importância de Johanna Döbereiner para a compreensão do tema?