Vital Brazil

Como a pesquisa de Vital Brazil pode ser abordada no  ensino de ciências e biologia ?

Tema: Os soros antiofídicos

Aula 1: Vital Brazil por um dia

Justificativa: Muitos brasileiros eram picados por jararaca e cascavel, morrendo cinco mil pessoas ao ano e o único soro disponível na época era o de naja, que não funcionava para as espécies brasileiras. Realizou testes e viu que as picadas de espécies diferentes tinham uma reação diferente no corpo humano, ou seja, precisavam de soros diferentes. Utilizando cavalos ele conseguiu criar soros para utilizar em humanos. 

Aula 2: Anticorpos

Nessa aula o professor irá abordar sobre anticorpos, a partir dos seguintes tópicos. 

Sugerimos a apresentação do vídeo “What Actually Happens When You Are Sick?”. Ele possui legendas, e mostra resumidamente sobre o sistema imune. 

https://www.youtube.com/watch?v=_8KOV5Bihlw 

Aula 3: Soros

Nesta aula o professor irá explicar sobre a produção do soro antiofídico. Poderá, também, explicar sobre outros soros e para que são utilizados, além dos institutos que os produzem, como o instituto Vital Brazil, e diferenciar os soros das vacinas. 

O professor poderá mostrar o vídeo ao lado.

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos abordados nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Vital Brazil para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: