Oswaldo Cruz
Como a pesquisa de Oswaldo Cruz pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Vacinação
Aula 1: Oswaldo Cruz por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Oswaldo Cruz | Um Cientista, Uma História), após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre biografia do cientista em questão.
Pergunte aos alunos qual marco importante para saúde pública Oswaldo Cruz realizou?
Justificativa: Quando voltou ao Brasil, notou que havia diversas epidemias ao redor do país. Tendo em vista esse problema, se juntou com outros cientistas, médicos e técnicos para uma revolução científica com a medicina experimental, criando um instituto para criação de soros e vacinas.
Aula 2: Ciclo da Febre Amarela
Nessa aula o professor irá contextualizar o ciclo da febre amarela através de vídeos ou imagens.
Foto: Divulgação Centro Estadual de Vigilância em Saúde
Materiais:
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Febre-amarela
https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/febre-amarela/
Aula 3: Importância da Vacinação
Assim como a higiene e o saneamento são necessários para a prevenção das doenças infecciosas, as vacinas são importantes para proteger a saúde. Portanto, nessa aula o professor irá abordar como funciona a vacina e sua importância para saúde pessoal e pública.
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos abordados nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Oswaldo Cruz para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
O que é a medicina experimental?
Quais ciclos de transmissão Oswaldo Cruz conseguiu descobrir?
O que foi a revolta da vacina?