Maria Deane

Como a pesquisa de Maria Deane pode ser abordada no  ensino de ciências e biologia ?

Tema: Endemias, epidemias e pandemias

Aula 1: Maria Deane por um dia

Aula 2: As doenças endêmicas - Foco: Malária 

Em uma aula expositiva, apresente aos alunos a malária, enfatizando as características enquanto uma doença infecciosa causada por um parasita. Utilizando imagens do mosquito, de esquemas apresentando o ciclo da infecção e imagens via microscópico das células infectadas. 

Utilize o material de apoio: 

https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/infectious-diseases/malaria/a/what-is-malaria 

https://www.youtube.com/watch?v=reKlLpbTHFs&ab_channel=ElaraSystems 

Aula 3: Diferenciando endemia, epidemia e pandemia

Para que os alunos compreendam a distinção entre a escala e frequência da contaminação e contágio de determinadas doenças, bem como, elucidar esse processo ao trabalho de mapeamento endêmico de Maria Deane, sugerimos uma aula explicando a diferenciação entre as escalas, apresentando exemplos de  mapas e gráficos da disseminação das doenças, principalmente da malária, conforme exemplo a seguir: 

Imagem: Grupos de risco na pandemia de COVID-19 [recurso eletrônico] : discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas / Ana Carolina Santana Vieira ... [et al.] [organizadores]. – Maceió, AL : EDUFAL, 2021.

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Maria Deane para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na breve biografia disponibilizada em conjunto com as seguintes questões:

1. Como o entendimento dos mecanismos biológicos da malária pode nos ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença?

2. Como as características geográficas e ambientais de uma região afetam a propagação da malária, e como esse conhecimento pode ser usado para implementar medidas de controle mais direcionadas?

3. Qual é a importância de monitorar e relatar com precisão casos de malária em diferentes regiões do mundo, especialmente no contexto de uma pandemia global como a COVID-19?