Carlos Chagas
Como a pesquisa de Carlos Chagas pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Doença de Chagas
Aula 1: Carlos Chagas por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Carlos Chagas | Um Cientista, Uma História). Após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes a biografia do cientista em questão.
Faça um levantamento junto aos estudantes sobre a Doença de Chagas: o que eles já ouviram falar sobre o assunto? Conhecem alguém com a doença? Conhecem o inseto barbeiro?
Justificativa: A doença de Chagas tem esse nome devido a Carlos Chagas descobrir o ciclo completo dessa enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, nome dado em homenagem ao seu mestre e amigo Oswaldo Cruz. É transmitida pelo barbeiro, inseto que leva esse nome devido a suas picadas serem na região do rosto. A doença é caracterizada pelo inchaço no coração.
Aula 2: Protozoários
Relembre as características dos seres vivos que fazem parte do grupo dos protozoários. Explique através de uma aula expositiva dialogada sobre os principais subgrupos e exemplos.
Apresente as principais doenças causadas por protozoários, verificando junto a turma se conhecem algumas delas.
Utilize, se desejar, o vídeo de apoio https://www.youtube.com/watch?v=L8zUhuvxCII&pp=ygUMcHJvdG96b2FyaW9z
Materiais
https://descomplica.com.br/blog/doencas-causadas-por-protozoarios/
Aula 3: Doença de Chagas
Proponha uma investigação sobre a doença de Chagas. Apresente o vídeo sobre a doença de Chagas.
Estimule os alunos a identificar os passos de Carlos Chagas - conhecimentos iniciais, experimentos, descobertas, dúvidas - e o pensamento do cientista. Por exemplo: ao chegar a Lassance, no interior de Minas Gerais, Chagas nota que os pacientes tinham sintomas diferentes dos da malária. Quais são os sintomas da malária? A partir de um conjunto de sintomas, ele acreditou que se deparara com uma nova doença. Então, colocou seu conhecimento e o instrumental de pesquisa que tinha na época a serviço dessa descoberta. Apresente o parasita, o vetor, a transmissão e os sintomas da doença. Ilustre as conversas com imagens do barbeiro ou mesmo com espécimes, caso tenha acesso a alguma coleção científica. Faça o mesmo com o parasita Trypanosoma cruzi: explore imagens, discutam as características dos unicelulares e protozoários. Finalize essa etapa com um mapa conceitual da tripla descoberta de Chagas (uma nova doença, o parasita e seu vetor).
Referência
https://novaescola.org.br/conteudo/6319/investigacao-cientifica-sobre-a-doenca-de-chagas
Materiais
https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-chagas-10/
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doenca-de-Chagas
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/doenca-de-chagas-sintomas-transmissao-e-prevencao
Aula 4: Sistematização
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Carlos Chagas para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.
Algumas questões importantes que devem ser abordadas:
Como podemos conscientizar a população sobre a Doença de Chagas?
Por que foi tão importante a descoberta de Carlos Chagas, fazendo-o ser nomeado ao Prêmio Nobel?