Marcello Damy de Souza Santos

Como a pesquisa de Marcello Damy de Souza Santos pode ser abordada no  ensino de ciências e físíca?

Tema: Física de partículas

Aula 1: Marcello Damy de Souza Santos por um dia

Justificativa: Raios Cósmicos são partículas com alta energia vindas do espaço que penetram na atmosfera terrestre. Marcelo construiu um aparelho capaz de detectar partículas em intervalos de tempo menores que milésimos de segundos, com a invenção conseguiu descobrir os chuveiros penetrantes.

Aula 2: Raios Cósmicos

Sugerimos que o professor passe um vídeo didático sobre Raios Cósmicos.

Aula 3: Por dentro de um acelerador de partículas

Sugerimos que o professor passe o seguinte vídeo sobre o acelerador de partículas Sirius, que é um equipamento de última geração que produz radiação síncrotron. Instalado em um prédio especial de 68 mil metros quadrados, isolado das vibrações e da temperatura do exterior.

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Marcello Damy de Souza Santos para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: