Álvaro Alberto da Mota e Silva

Como a pesquisa de Álvaro Alberto da Mota e Silva pode ser abordada no  ensino de ciências e físíca?

Tema: Explosivos

Aula 1: Álvaro Alberto da Mota e Silva por um dia

Justificativa: Foi engenheiro nuclear e estudou explosivos. Além disso, criou tintas para impedir o crescimento de organismos que se agarram ao casco dos navios e impedem seu movimento. Seu principal estudo foi sobre a energia nuclear, que seria uma grande fonte de energia, e lutou para que o Brasil pudesse manipular o urânio.

Aula 2: Fissão e Fusão Nuclear

Nessa aula o professor irá explicar sobre a diferença entre fissão e fusão nuclear:

1. Fissão Nuclear:

   - A fissão nuclear é o processo pelo qual núcleos atômicos pesados, como os de urânio ou plutônio, se dividem em núcleos menores quando bombardeados por nêutrons.

   - Isso resulta na liberação de uma grande quantidade de energia, além de nêutrons adicionais que podem causar reações em cadeia se forem capturados por outros núcleos.

   - A fissão nuclear é o princípio por trás das bombas nucleares e também é usada em reatores nucleares para gerar energia elétrica.

2. Fusão Nuclear:

   - A fusão nuclear é o processo pelo qual núcleos atômicos leves, como os de hidrogênio, se combinam para formar um núcleo mais pesado.

   - Essa reação ocorre em temperaturas e pressões extremamente altas, como as encontradas no núcleo do Sol e em bombas termonucleares (bombas de hidrogênio).

   - A fusão nuclear é considerada uma fonte potencial de energia limpa e abundante, uma vez que utiliza combustíveis leves e produz menos resíduos radioativos do que a fissão nuclear. No entanto, a fusão nuclear ainda não foi dominada para uso prático na produção de energia na Terra.

Aula 3:  Como são feito os explosivos 

Nessa aula o professor irá explicar sobre os explosivos, que são substâncias ou dispositivos projetados para liberar energia de forma súbita e violenta em forma de uma explosão. Essa liberação de energia ocorre quando a substância se transforma rapidamente de um estado estável para um estado de alta energia. Os explosivos são amplamente utilizados em diversas aplicações, desde fins militares até construção civil e mineração. 

Classificação:

Explosivos de alta ordem são aqueles que detonam com alta velocidade e produzem uma onda de choque muito intensa, como dinamite e TNT.

Explosivos de baixa ordem são menos sensíveis e detonam mais lentamente, como pólvora negra, usada em fogos de artifício.

Composição:

Explosivos geralmente consistem em uma combinação de substâncias químicas que incluem oxidantes, combustíveis e estabilizadores.

Detonação:

A detonação é o processo pelo qual um explosivo é iniciado e se transforma em uma onda de choque altamente destrutiva. A detonação geralmente começa com um iniciador, como um detonador elétrico, que produz uma onda de choque inicial. Essa onda de choque se propaga rapidamente através do explosivo, fazendo com que a substância se decompense e libere uma grande quantidade de energia na forma de calor, luz e som.

Aplicações:

Explosivos são utilizados em várias aplicações, incluindo mineração para remover rochas, construção civil para demolição controlada de estruturas, explosões em poços de petróleo para aumentar a produção, pirotecnia em fogos de artifício e, infelizmente, também em armamentos militares para fins destrutivos.

Segurança:

A manipulação de explosivos requer treinamento especializado e precauções rigorosas de segurança, devido ao seu potencial de causar danos graves. A armazenagem e transporte de explosivos também são regulamentados para evitar acidentes.

Abaixo há dois vídeos sobre como é feito as bombas nucleares:

https://www.youtube.com/watch?v=f18W_ITQGa8&pp=ygUUY29tbyDDqSBmZWl0byBib21iYXM%3D 

https://www.youtube.com/watch?v=fJp5i_MW6LM&pp=ygUUY29tbyDDqSBmZWl0byBib21iYXM%3D 

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância das pesquisas de Álvaro Alberto da Mota e Silva para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: