Diana Mussa
Como a pesquisa de Diana Mussa pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: Paleontologia
Aula 1: Diana Mussa por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo (Nexo Jornal | A cientista que estudou os oceanos e construiu um navio: Marta Vannucci), após assistirem ao vídeo, discuta com os estudantes sobre a biografia da cientista em questão e de como suas contribuições auxiliaram na compreensão ecológica dos manguezais.
Para uma roda de conversas, pergunte aos alunos: “Como a pesquisa e o trabalho de Diana na paleobotânica contribuíram para o avanço do conhecimento em suas respectivas disciplinas e para o reconhecimento internacional da ciência brasileira?”
Aula 2: Compreendendo a importância da Paleontologia
A fim de introduzir os aspectos da paleontologia para os alunos, sugere-se a apresentação da importância dos registros fósseis, principalmente na investigação histórica dos vestígios de organismos que um dia constituíram os ambientes em que habitamos hoje. Busque enfatizar a definição da paleontologia, evidenciando o processo histórico envolvido na datação dos fósseis, além das extinções e mudanças climáticas desencadeadas ao longo da história da Terra.
Aula 3: A procura de um fóssil
Nesta aula, o intuito será proporcionar aos alunos uma experiência de campo, assim como Diana Mussa obteve enquanto paleontobotânica. Para isso, sugere-se uma atividade prática construindo e simulando fósseis, montando uma espécie de sítio arqueológico dentro da sala de aula.
Materiais necessários:
Água
Barro de modelar
Gesso
Recipientes e colher
Vaselina
Folhas de plantas/objeto a ser modelado
Tinta e pinceis
Procedimentos:
Para firmar a modelagem da folha (ou objeto que preferir) no barro, espalhe por toda a folha a vaselina para não grudar no barro..
Com um pedaço do barro de modelar, firme e pressione a folha e para marcar o molde e retire.
Misture a água e o gesso, deixando a textura o mais líquida possível.
Deposite a mistura do gesso no molde feito no barro e espere secar por volta de 30 minutos.
Após a secagem, deixe as peças submersas na água por alguns minutos para retirar o excesso do barro.
Deixe secar por no mínimo duas horas e utilize tinta aquarela e pincéis para um melhor efeito visual.
Em seguida, peça para os alunos distribuírem os fósseis prontos pela sala ou algum outro local disponível na escola e inicie a procura pelos vestígios, seguindo algumas características dos sítios arqueológicos vistos na aula anterior. Durante a atividade, peça para os alunos montarem um relatório dos fósseis encontrados (conforme modelo abaixo), e ao término das buscas, discuta as evidências obtidas pela turma.
Modelo de relatório de evidências: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/699583/2/Roteiro%20de%20aula%20pratica%20-%20Expedicao%20paleontologica%2C%20uma%20atividade%20ludica%20para%20o%20ensino%20fundamental.pdf
Referência: https://www.youtube.com/watch?v=k-FuvQY77zM&ab_channel=Fimtasia
Aula 4: Sistematização do conhecimento
Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Diana para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na breve biografia disponibilizada em conjunto com as seguintes questões:
Quais são os desafios enfrentados pelos paleobotânicos ao tentar reconstruir a diversidade e a ecologia das plantas extintas com base em evidências fósseis?
Qual é o papel das plantas fósseis na reconstrução de paisagens antigas e na compreensão das interações entre plantas, animais e o ambiente ao longo da história da Terra?
Como o estudo dos fósseis de plantas pode auxiliar na compreensão das mudanças ambientais ao longo do tempo geológico?