Sérgio Pereira da Silva Porto

Como a pesquisa de Sérgio Pereira da Silva Porto pode ser abordada no  ensino de ciências e física?

Tema: Espectroscopia

Aula 1: Sérgio Pereira da Silva Porto por um dia

Justificativa:  A espectroscopia é uma técnica científica que investiga como a matéria interage com a luz em diferentes comprimentos de onda, fornecendo informações valiosas sobre sua composição, estrutura e propriedades. É amplamente utilizada em diversas áreas da ciência e da indústria para a análise e caracterização de materiais e processos.

Aula 2: Simulação Moléculas e Luz

Nessa aula o professor irá mostrar para os alunos como a luz interage com as moléculas na atmosfera através de uma simulação disponibilizada pela plataforma Phet.

Link https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/molecules-and-light

Aula 3: Experimento Teste de Chama

Nessa aula o professor irá realizar o experimento de teste de chama, prática que identifica elementos metálicos em uma substância através da observação das cores da chama produzida quando a substância é aquecida. Os alunos devem compreender que as cores são formadas a partir de uma transição do elétron de um nível menos energético para um mais energético e quando esse elétron volta ao nível de menor energia ele emite radiação eletromagnética na região do visível.

Materiais e Reagentes:

- Fonte de calor com chama azul, preferencialmente um bico de Bunsen, mas também pode ser uma lamparina a álcool, a chama de um fogão ou metanol (chama incolor) em cadinho de porcelana.;

- Fósforos;

- Sais diversos, como cloreto de lítio (LiCl), cloreto de bário (BaCl2), cloreto de sódio (NaCl), sulfato de cobre (CuSO4), cloreto de cálcio (CaCl2), cloreto de potássio (KCl) etc.;

- Água destilada.

Os materiais abaixos só serão utilizados caso o professor opte por usar a lamparina ou o bico de bunsen:

- Solução de ácido clorídrico a 1% em um béquer;

- Esponja de aço;

- Fio de níquel-cromo (ou um clipe de papel)

- Pregador de roupas ou pinça de madeira

Procedimento

1. Antes de iniciar o experimento, limpe minuciosamente o fio de níquel-cromo usando uma esponja de aço e enxágue-o com água corrente. Após secar, prenda-o em um cabo de madeira ou segure-o com um pregador.

2. Ligue a fonte de calor com a chama azul, como o bico de Bunsen.

3. Faça uma pequena curva na ponta do fio de níquel-cromo e mergulhe-o na solução de ácido clorídrico.

4. Pegue uma pequena quantidade de um dos sais com a ponta do fio e coloque-o na chama.

5. Observe e registre as alterações na cor da chama resultantes da queima do combustível.

6. Limpe o fio de níquel-cromo utilizando a esponja de aço e água corrente.

7. Repita o processo com todos os sais, mergulhando o fio no ácido e testando cada sal individualmente na chama.

Este procedimento permite observar e registrar as diferentes cores de chama produzidas pelos sais, o que pode fornecer informações valiosas sobre os elementos químicos presentes em cada sal.

Referência: https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/teste-chama.htm

Figura: Procedimento experimental de teste da chama.

Disponível em https://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/

Aula 4: Sistematização

Nesta aula o(a) professor(a) irá discutir com os(as) estudantes os conceitos discutidos nas aulas anteriores, enfatizando a importância da pesquisa de Sérgio Pereira da Silva Porto para a compreensão do tema. Para isso, retome os pontos apresentados na Breve Biografia do pesquisador.

Algumas questões  importantes que devem ser abordadas: