Graziela Maciel Barroso
Como a pesquisa de Graziela Maciel Barroso pode ser abordada no ensino de ciências e biologia ?
Tema: O estudo das Angiospermas
Aula 1: Graziela Maciel Barroso por um dia
Sugerimos que inicialmente seja reproduzido o vídeo, em seguida discuta com os alunos sobre a biografia da cientista, tais como as suas contribuições para a ciência nacional e importância da mesma na área.
Peça para que os estudantes reflitam sobre a importância da conservação dos trabalhos de Graziela Barroso na descoberta de espécies nativas de nosso país, e pergunte se os estudantes conhecem alguma planta batizada com o nome de Graziela.
Justificativa: Em sua homenagem, mais de 25 espécies foram batizadas em seu nome. A maior taxonomista vegetal do Brasil contribuiu para a análise de várias espécies durante seus anos no Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Aula 2: Angiospermas
Nesta aula, o professor irá explicar sobre as Angiospermas, apresentando os principais conceitos teóricos acerca deste grupo vegetal, como por exemplo:
Características de Angiospermas
Ciclo de Vida
Flores, Frutos e Pseudofrutos
Classificação das angiospermas
Diferenças entre angiospermas e gimnospermas
O professor poderá levar algumas espécies de angiospermas para mostrar as principais estruturas visíveis a olho nu das angiospermas para os estudantes.
Material de apoio:
Aula 3: Horta Vertical com Garrafa Pet
Nessa aula, o professor poderá propor para seus alunos a confecção de uma horta vertical com garrafas pet. Para essa aula, será necessário que o professor e os alunos providenciem garrafas pet (de preferência de 2L), arames, terra, sementes ou mudas de angiospermas, entre outros materiais.
A confecção das hortas suspensas, além de embelezar o ambiente, promoverá a reflexão dos alunos acerca do meio ambiente, e poderão repetir esse experimento em suas casas, aumentando então o crescimento de áreas verdes nas residências ao mostrar que não é necessário ter um espaço específico para ter plantas em casa.
Aula 4: Sistematização
Nessa aula, o(a) professor(a) irá recapitular com os alunos os conceitos trabalhados anteriormente, refletindo novamente a importância de Graziela Maciel Barroso para os estudos de Botânica no Brasil. Em seguida, relacione os estudos de Graziela com o contexto, e discuta as seguintes questões:
Qual a diferença entre angiospermas e gimnospermas?
Toda angiosperma tem frutos?
Qual a importância do trabalho de Graziela Barroso para o estudo da botânica?