Bertha Lutz

Como a pesquisa de Bertha Lutz pode ser abordada no  ensino de ciências e biologia?

Tema: Preservação da fauna brasileira

Aula 1: Bertha Lutz por um dia

Aula 2: Explorando o mundo da biodiversidade e preservação

Inicialmente, para que haja uma imersão do estudante na temática da pluralidade natural no território brasileiro, promova uma aula expositiva buscando demonstrar a definição de biodiversidade e diversidade ecológica dos habitats, bem como, as constantes ameaças de extinção de animais, recorrentes de fatores antrópicos.


Material de apoio: 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/07/o-que-e-a-biodiversidade-e-como-preserva-la 

Aula 3: Conhecendo o Trabalho Científico de Bertha Lutz

Para esta aula, o professor poderá propor uma atividade denominada “Bioblitz”, a qual possibilita os alunos de praticar uma posição de protagonista através da observação e registro da biodiversidade local. Nela, é proposta uma catalogação de espécies encontradas em áreas próximas ao convívio do estudante, a partir de uma tabela disponibilizada com os grupos biológicos e as características observadas e assim compreender a importância do indivíduo integrando a natureza, principalmente como fator para a extinção de algumas espécies.


Material de apoio: 

A atividade investigativa é uma adaptação de Vieira, 2010, realizada por Iris Rianne Santana Alves, Diogo Lagroteria Faria, Aline Ramos dos Santos, Luciana Carvalho Crema no material: https://ava.icmbio.gov.br/mod/data/view.php?d=17&rid=2751 nas páginas 22 a 26.

Aula 4: Sistematização do conhecimento

A nível de finalização e sistematização, o professor poderá promover uma discussão, onde, os alunos possam compartilhar suas reflexões sobre a importância dos estudos de Bertha Lutz para a compreensão da fauna brasileira, a catalogação de inúmeras espécies e principalmente sua constante luta pela preservação ambiental. Para isso, algumas questões chaves são importantes nessa discussão: