Sonja Ashauer
Foto: https://porvir.org/23-cientistas-brasileiras-que-todos-precisam-conhecer/
Física, pesquisadora e primeira mulher a concluir um título de doutorado em física no Brasil
Breve biografia
A paulistana Sonja Ashauer, nascida em 9 de abril de 1923, ficou conhecida por ser a primeira mulher a concluir um doutorado em física no Brasil. Desde muito jovem, apresentava ser muito empenhada e dedicada aos estudos, aos 17 anos ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, graduando-se dois anos depois, em 1942. Com a sua gloriosa trajetória acadêmica, foi convidada a compor a cadeira da física teórica e matemática como assistente de Gleb Wataghin, físico russo que impulsionou a física experimental no Brasil por volta de 1934.
No ano de 1934, através de uma bolsa concedida pela Instituição British Council, realizou seu doutorado na Universidade de Cambridge, se tornando a primeira mulher brasileira a concluir tal grau acadêmico. Na sua defesa, no ano de 1948, com a temática: “Problems on electrons and electromagnetic radiation”, Sonja se tornou doutora em física.
Com seu retorno ao Brasil, Sonja optou por continuar suas pesquisas na Universidade de São Paulo (USP), principalmente na teoria clássica do elétron e no processo de reação à radiação no eletromagnetismo. Entretanto, poucos meses após a sua volta, após um quadro grave de pneumonia, Sonja veio a falecer precocemente no dia 21 de agosto de 1948.
Principais contribuições para a Ciência
Realizou pesquisas e descobertas no ramo da teoria clássica do elétron e na reação à radiação no eletromagnetismo. Além disso, aprofundou estudos acerca do coeficiente de absorção da radiação para o efeito fotoelétrico.
Para saber mais:
https://hosilva.github.io/memoria/biblio/ashauer/ashauer
https://www.avalara.com/br/pt/blog/2022/02/mulheres-extraordinarias-sonja-ashauer.html
https://www.youtube.com/watch?v=XqYcKlCFWA0&ab_channel=Evolu%C3%A7%C3%A3odaF%C3%ADsica-SonjaAshauer