Oscar Sala

Foto: Divulgação Acervo IFUSP

Disponível em http://acervo.if.usp.br/bio10

Pioneiro da física nuclear no Brasil, atuando no campo dos raios cósmicos.

Breve biografia

Desde 1943, Oscar Sala é graduado em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em radiação cósmica.  Em 1945, publicou com Wataghin um importante estudo  sobre penetração de partículas nucleares, intitulado de Showers of penetrating particles. Recém formado, iniciou sua carreira como professor assistente na cadeira de Física Geral e Experimental da Universidade de São Paulo, sendo nomeado chefe do Departamento de Física Nuclear. 

Em 1946, Sala recebeu uma bolsa da instituição Rockefeller e foi estudar nos Estados Unidos, primeiro na universidade de Illinois e depois, em 1948, na universidade de Wisconsin, onde participou do desenvolvimento de aceleradores de partículas eletrostáticos usados ​​no estudo da física nuclear, o primeiro equipamento a utilizar raios pulsados ​​para estudar reações nucleares com nêutrons rápidos. Ao retornar ao Brasil, Sala foi responsável pela instalação e coordenação das investigações baseadas nos grandes geradores eletrostáticos Van de Graaff. Posteriormente, participou da construção de um pelletron (acelerador de partículas eletrostáticas) na USP, o primeiro da América Latina.

Entre 1981 e 1993 foi membro do conselho de administração da Academia Brasileira de Ciências, e atuou como presidente nos últimos três anos. Foi também um dos fundadores e primeiro presidente da associação Brasileira de Física, bem como presidente da Sociedade Brasileira para a Progresso da Ciência (SBPC) por três mandatos consecutivos, de 1973 a 1979, período que coincidiu com o difícil relaxamento do regime militar e no qual a SBPC teve papel de destaque. Recebeu o subtítulo de presidente Honorário da SBPC. Por fim, também foi Diretor Científico da instituição de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 1969 e 1975 e presidente da instituição de 1985 a 1995, instituição importante para fomento a pesquisas no estado paulista.

Veio a falecer em 2010, deixando um legado extenso na pesquisa brasileira, principalmente no ramo da física de partículas.

Principais contribuições para a Ciência

Descobriu a primeira medida do coeficiente de absorção das radiações cósmicas geradoras dos chuveiros penetrantes, estudo entrelaçado à energia atômica.

Para saber mais:

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000600006 

https://60anos.fapesp.br/dirigentes-oscarsala 

https://revistapesquisa.fapesp.br/oscar-sala-o-cientista-fora-da-redoma/ 

http://acervo.if.usp.br/bio10 

http://www.abc.org.br/membro/oscar-sala/ 

Recursos didáticos disponíveis em Física/Moderna 

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista