Neusa Amato

Foto: https://neusaamato.blogspot.com/p/vida-e-obra-de-neusa-amato.html

Física, professora, pesquisadora e uma das pioneiras na descoberta de informações sobre as emulsões nucleares

Breve biografia

Neusa Amato, nascida em 29 de agosto de 1926, criada em Campos de Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, tinha ascendência libanesa de seus pais Salim Margem e Sumaia Faquer. Educada em um ambiente familiar de comerciantes, onde, o trabalho era considerado sempre como prioridade. Neusa cursou o ginásio no Colégio Rivadavia, tendo aula com o renomado professor de física Plínio Sussekind, o qual guiou os passos de Neusa para cursar física na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi). 

E assim fez, após graduar-se, atuou como professora de física em colégios da Universidade do Brasil. Devido ao seu ótimo desempenho na faculdade, Neusa foi convidada por César Lattes para participar de pesquisas em conjunto com a renomada Elisa Frota Pessoa, e assim, realizou seu grande desejo de seguir na área da pesquisa. Foi então que em 1950 Neusa passou a contribuir com pesquisas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), sendo considerada uma das pioneiras no ramo, com a publicação de artigos em conjunto com Elisa Frota Pessoa. Um dos primeiros artigos “A desintegração do méson pesado positivo”, publicado ainda em 1950, repercutiu de forma positiva em meio aos demais cientistas, fortalecendo o prestígio pelo trabalho de Neusa e Elisa. 

Após encerrar seu ciclo dentro das salas de aula, dedicou-se integralmente às pesquisas, e foi nos laboratórios onde pôde aprofundar-se e realizar novas descobertas acerca das emulsões nucleares. No ano de 1958 recebeu um convite para expandir suas pesquisas no Instituto de Física da Universidade de Turim, ganhando uma bolsa de estudos para a publicação de novos artigos internacionalmente. Após inúmeras contribuições e descobertas, Neusa aposentou-se no ano de 1996, recebendo premiações relacionadas com a CNPq de Honra ao Mérito. Após sua morte em 2 de maio de 2015, a física contabilizou um marco de 116 trabalhos publicados, propagou a física e principalmente, sua atuação enquanto mulher no ramo da pesquisa e divulgação científica.


Principais contribuições para a Ciência

Através de diversas pesquisas e publicações de artigos, contribuiu cientificamente para a compreensão de características das emulsões nucleares, bem como a compreensão do processo de desintegração do méson pesado positivo.


Para saber mais:

https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/neusa-amato-1926-2015/ 

https://memoria.cnpq.br/web/guest/pioneiras-view/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/902836 

https://siteantigo.faperj.br/?id=2922.2.5 

https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/pioneira-da-fisica-pesquisadora-do-cbpf-e-nomeada-patrona-da-academia-libano-brasileira-de-letras-artes-e-ciencias 

https://juntosnacasa.casadaciencia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/11/neusaAmato-1.pdf 

https://www.youtube.com/watch?v=QtFl4kuqtvM&ab_channel=BrunoPlays 

Recursos didáticos disponíveis em Física/Moderna

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista