Maurício Oscar da Rocha e Silva

Foto: Divulgação Acadêmica Brasileira de Ciência

Disponível em http://www.abc.org.br/membro/mauricio-rocha-e-silva/ 

Farmacólogo brasileiro que descobriu a bradicinina usada em medicamentos de controle da hipertensão.

Breve biografia

Maurício da Rocha e Silva nasceu na cidade de São Paulo em 30 de dezembro de 1936 e concluiu seus estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1961. Sua carreira foi dedicada ao ensino universitário e à pesquisa em fisiologia, com foco em diversas áreas, como fisiopatologia do choque circulatório, neurossecreção, soluções hipertônicas, hemorragia e ressuscitação.

Em 1963, ele obteve seu doutorado em fisiologia pela Universidade de São Paulo, com uma tese que investigava a liberação do Princípio Antidiurético da Hipófise Posterior pela Bradicinina. Em 1968, conquistou a livre-docência em fisiologia, abordando a participação da vasopressina no mecanismo de regulação da pressão arterial.

Rocha e Silva foi membro titular e emérito da Academia de Medicina de São Paulo e também realizou estágios de aperfeiçoamento na Divisão de Fisiologia do British Council, no National Institute for Medical Research. Durante sua trajetória, atuou como professor e pesquisador em diversos departamentos da USP, incluindo o Departamento de Fisiologia da FMUSP, o Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e o Departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração (InCor) da FMUSP.

Além disso, Maurício da Rocha e Silva foi membro de prestigiadas entidades científicas, como a Sociedade Brasileira de Fisiologia, a Seção Latino-Americana da Sociedade Internacional de Investigação Cardiológica e a Shock Society dos EUA. Suas contribuições científicas foram reconhecidas com prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Lafi de Ciências Médicas e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ele possui uma extensa lista de publicações, que incluem artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e participação em bancas examinadoras de mestrado, doutorado e livre-docência. Maurício da Rocha e Silva também é autor de renomados livros, como "Fisiologia da Circulação", "Choque", "Fisiopatologia Clínica" e "Fisiologia Cardiovascular".

Principais contribuições para a Ciência

Realizou um experimento utilizando o veneno da jararaca, onde notou que o corpo humano, ao reagir com as enzimas presentes no veneno da serpente, produz uma substância conhecida como bradicinina, que é um poderoso vasodilatador. A partir de 1970, a bradicinina passou a ser extensivamente utilizada nos principais remédios para o controle da hipertensão. 

Para saber mais:

http://www.abc.org.br/membro/mauricio-rocha-e-silva/ 

http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v69_1/rocha_e_silva.pdf 

https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/374/BIOGRAFIA-MAURICIO-DA-ROCHA-E-SILVA.pdf 

https://revistapesquisa.fapesp.br/mauricio-da-rocha-e-silva-o-segredo-da-visibilidade/ 

https://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/mauricio-rocha-e-silva-10 

Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Saúde

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista