Graziela Maciel Barroso
Fonte: UNIFEI
Conhecida como a "primeira-dama da botânica no Brasil", foi a maior catalogadora brasileira de plantas.
Breve Biografia
Nascida em Corumbá – MS em 11 de abril de 1912, Graziela Maciel Barroso, que ficou conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil, foi a maior taxonomista de plantas do país. Graziela casou-se aos 16 anos com o engenheiro agrônomo Liberato Joaquim Barroso, com quem morou em várias regiões do país e iniciou seus estudos em botânica.
Em 1946 tornou-se a primeira mulher a prestar um concurso para naturalista do Jardim Botânico. Trabalhou com seu marido em sistemática de plantas, e embora não tivesse curso superior na época, treinou estagiários, mestrandos e doutorandos. No ano de 1949 aos 37 anos, Graziela ficou viúva e continuou seu trabalho, se tornando a maior taxonomista do Brasil. Aos 47 anos, ingressou para cursar Biologia na Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e aos 60 anos defendeu sua tese de mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou em diversas universidades, foi responsável pela formação de gerações de biólogos, escreveu obras que se tornaram referências no ensino de botânica, descreveu diversas espécies de plantas onde mais de 25 espécies receberam seu nome em forma de homenagem. Graziela Maciel Barroso, faleceu em 05 de maio de 2003 aos 92 anos na cidade do Rio de Janeiro – RJ, um mês antes de sua posse na Academia Brasileira de Ciências.
Principais contribuições para a Ciência
Conhecida como a primeira dama da Botânica no Brasil, Graziela Maciel Barroso foi responsável pela escrita de dois importantes livros, que passaram a ser referência para cursos de botânica, sendo estes “Sistemática de angiospermas do Brasil” tendo 3 volumes, e “Frutos e sementes – morfologia aplicada à sistemática de dicotiledôneas”. Graziela possui mais de 25 espécies vegetais batizadas em seu nome, e foi a maior taxonomista vegetal do país, além de contribuir para a formação de diversos botânicos.
Para saber mais
https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/colecoes/arquivistica/graziela-maciel-barroso
https://www.parquecientec.usp.br/saiba-mais/graziela-maciel-barroso
Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Biodiversidade