Fritz Müller
Foto: Fritz Muller, 1891
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fritz_M%C3%BCller_1891_(cropped).jpg
Colega de Darwin, foi um naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais teuto-brasileiro.
Breve Biografia
Fritz Müller iniciou seu aprendizado em botânica aos 13 anos e continuou até concluir o ensino médio. No início da década de 1840, estudou matemática e história natural na Universidade de Berlim, formando-se em filosofia no final de 1844. Em 1845, retornou a Erfurt como professor ginasial, ensinando álgebra e história natural. Nesse mesmo ano, iniciou seus estudos em medicina em Greifswald, mas não concluiu devido ao seu ateísmo, que o impediu de fazer o juramento a Deus.
Possivelmente, para escapar da perseguição após a Revolução de 1848, Fritz Müller se mudou para a Pomerânia Ocidental, onde trabalhou como professor particular de 1849 a 1852. Em 1852, imigrou para o Brasil, juntamente com outros descontentes da Revolução de 1848. Em 1852, Fritz Müller e sua família estabeleceram-se na Colônia Blumenau. Em 1855, Hermann Blumenau recomendou Fritz Müller e seu irmão Herman Müller ao presidente da província, João José Coutinho, para assumirem como professores do novo colégio que o presidente desejava fundar. A recomendação foi motivada pelo temor de Hermann Blumenau de que os irmãos influenciassem os colonos com sua irreligiosidade.
Realizou estudos no litoral de Santa Catarina, especialmente na "Praia de Fora" em Florianópolis (antiga Desterro), que agora é ocupada pela Avenida Beira Mar Norte. Suas observações excepcionais culminaram na descoberta de muitos fatos novos, especialmente relacionados ao desenvolvimento dos crustáceos.
O resultado desse estudo minucioso foi o livro "Für Darwin" (Pró-Darwin), publicado em Leipzig, Alemanha, em 1864 por W. Engelmann. Isso ocorreu apenas cinco anos após a publicação da "Origem das Espécies" de Darwin e ajudou a propagar e defender a teoria darwiniana, que enfrentou forte oposição na Alemanha.
Principais contribuições para a Ciência
Além de ser um dos naturalistas mais importantes de sua época, Fritz Müller foi o primeiro a testar as ideias de Darwin em campo. Ele estudou crustáceos marinhos, o que resultou em pesquisas comparativas abrangendo embriologia, ontogenia, ecologia, fisiologia e morfologia.
Para saber mais
https://fritzmuller200anos.com.br/
https://projetofritzmuller.ufsc.br/fritz-muller/
https://revistacienciaecultura.org.br/?p=2952
https://especiais.nsctotal.com.br/caminhos-de-fritz-muller/
https://bu.furb.br/sarauEletronico/index.php?option=com_content&task=view&id=133
Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Biodiversidade