Elisa Frota Pessoa

Foto: UNICENTRO Paraná

Disponível em <https://www3.unicentro.br/petfisica/2022/07/22/elisa-frota-pessoa-1921-2018/>

 Uma das primeiras mulheres a se formar em física no Brasil, além de aprimorar estudos sobre a radioatividade.

Breve biografia

Elisa Frota Pessoa, nascida em 17 de janeiro de 1921, na cidade do Rio de Janeiro, foi uma renomada cientista, fascinada por física e matemática, a qual sonhou com sua graduação em engenharia. Inovadora na ciência brasileira, foi uma das fundadoras do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Elisa também foi uma das primeiras mulheres a graduar-se em física no Brasil, em 1942. 

 Com a conclusão de seu curso em 1942, obteve a oportunidade de se tornar assistente do professor e físico Joaquim da Costa Ribeiro, na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) até 1944. Posteriormente a essa data, foi designada docente na disciplina de Física Geral e Experimental. Sua trajetória foi caracterizada principalmente por debruçar-se à pesquisa e ao ensino, lidando com os desafios de ser uma mulher em um ambiente predominantemente masculino. 

No ano de 1949, Elisa obteve um marco significativo através da consolidação da física no Brasil, uma vez que iniciou sua participação na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Esse vínculo foi possível com a colaboração de Neusa Margem (física e pesquisadora), ambas publicaram o primeiro artigo de pesquisa da nova instituição, intitulado de: "Sobre a desintegração do méson pesado positivo". Elisa faleceu no dia 28 de dezembro de 2018, em toda sua trajetória, sobressaiu-se através de estudos que visavam compreender melhor as interações da radioatividade, além das reações e desintegrações de mésons em emulsões nucleares. 


Principais contribuições para a Ciência

Uma das primeiras mulheres a se formar em física no Brasil, participou de forma pioneira e fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), atuando ativamente na propagação da disciplina. Desempenhou um papel fundamental nos progressos das emulsões nucleares e foi uma das pioneiras na formação de mulheres em física no país. Frota foi notável por disseminar a importância do trabalho realizado por mulheres cientistas, revelando uma dimensão de sua carreira que até então era pouco conhecida. 


Para saber mais:

 https://memoria.cnpq.br/web/guest/pioneiras-view/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/903150 

 https://www3.unicentro.br/petfisica/2022/07/22/elisa-frota-pessoa-1921-2018/ 

 https://www.abc.org.br/membro/elisa-esther-maia-frota-pessoa/ 

 https://revistapesquisa.fapesp.br/elisa-frota-pessoa-uma-das-primeiras-fisicas-do-pais-morre-aos-97anos/ 

 https://www.youtube.com/watch?v=7cOTulWIvcY&ab_channel=MuseudeAstronomiaeCi%C3%AAnciasAfins 

Recursos didáticos disponíveis em Física/Moderna

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista