César Lattes

Foto: Divulgação Acadêmia Brasileira de Ciência

Disponível em http://www.abc.org.br/membro/cesare-mansueto-giulio-lattes/

O físico brasileiro responsável por descobrir uma partícula subatômica que o indicou para o Prêmio Nobel.

Breve biografia

Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba em 1924 e formou-se no Instituto Médio Dante Alighieri, em São Paulo. Em 1943 graduou-se em Física pelo Departamento de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL), em seguida começou a trabalhar com Gleb Watagin e Giuseppe Occhiarini sobre raios cósmicos no Departamento de Física da universidade.

Em 1946, a convite de Occhiarini, Lattes foi para a Universidade de Bristol, na Inglaterra, onde trabalhou no laboratório de Cecil Powell na calibração de uma nova emulsão nuclear, um detector de partículas que melhorava as chapas fotográficas convencionais.

A descoberta do méson pi em 1947 foi um marco importante na física de partículas e ajudou a melhorar nossa compreensão da estrutura da matéria. César Lattes e colegas desenvolveram uma técnica de emulsão nuclear que permitiu a detecção e identificação de partículas subatômicas contendo píons. Essa descoberta foi uma grande conquista e consolidou a reputação de Lattes como um físico renomado. Este trabalho rendeu a Cecil Powell o Prêmio Nobel em 1950.

No final de 1947, Niels Bohr convidou Lattes para dar uma palestra sobre sua obra na Dinamarca. Após a palestra em Copenhague, Bohr ofereceu um jantar em sua casa para saber mais sobre a pesquisa de Lattes. Em 1948 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e professor titular de 1949 a 1994, quando recebeu o título de Professor Emérito.

Ao retornar ao Brasil em 1949, Lattes foi aclamado como uma celebridade nacional. Políticos da época usaram a fama de Lattes para autorizar a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (CNPq) em 1951, representando a realização institucional dessa geração, que valorizava o nacionalismo científico.

Lattes defendeu incansavelmente a ciência e a educação no Brasil, bem como a importância da pesquisa científica de qualidade e da formação de cientistas para o desenvolvimento do Brasil.  Ele veio a falecer em 2005 e o CNPq simbolicamente reconheceu suas realizações e nomeou sua plataforma nacional com seu nome (Currículo Lattes).

Principais contribuições para a Ciência

Foi co-descobridor do méson pi, uma partícula subatômica, marco importante na área de física de partículas, além de estudos sobre as interações hadrônicas, teoria clássica do elétron puntiforme, termodinâmica, emulsões nucleares, raios cósmicos, mésons pi e múons, anisotropia na desintegração p e múon e altas energias. Além disso, foi um grande cientista de física do Brasil e um dos principais atores por trás da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para saber mais:

http://www.abc.org.br/membro/cesare-mansueto-giulio-lattes/ 

https://www.estadao.com.br/ciencia/cesar-lattes-brasileiro-nobel-nprm/ 

https://www.bccl.unicamp.br/conheca-a-bccl/quem-foi-cesar-lattes/  

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2020/07/cesar-lattes-conheca-trajetoria-do-brasileiro-injusticado-pelo-nobel.html 

https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju271pag06.html 

http://acervo.if.usp.br/bio09 

Recursos didáticos disponíveis em Física/Moderna

Acesse aqui o recurso didático desse Cientista