Crodowaldo Pavan
Foto: SBPC
Disponível em <http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/programacao.htm>
Geneticista que rompeu dogmas sobre a atuação dos genes.
Breve Biografia
Historiador natural paulista formado em 1941, nasceu em Campinas em 1919. Fez seu doutorado em Biologia Geral sob a orientação do Prof. Dr. André Dreyfuss, tornando-se um pioneiro nos estudos de genética no país. Concentrou seus estudos de genética em espécies de moscas. Em 1952, observando a mosca Rynchosciara angelae (R. americana), provou que em determinados tecidos de organismos vivos certos genes não funcionam. Até então, acreditava-se que todas as células de um organismo continham a mesma quantidade de DNA. Pavan derrubou esse dogma quando demonstrou que em alguns cromossomos o DNA se multiplica e em outros não. Integrou o primeiro conselho científico da FAPESP, participou de vários programas de intercâmbio científico internacionais, e foi professor titular de genética da Universidade do Texas, além de ter presidido o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Silveira (2010) comenta que sua mais importante contribuição científica se deu por acaso, quando descobriu, depois de chutar uma bananeira, larvas de moscas de uma espécie que ele ainda não conhecia, a Rynchosciara angelae. Através desta espécie, que possui grandes cromossomos nas células das glândulas salivares (cromossomos politênicos), estudou o processo de amplificação gênica, ao perceber determinadas formações em pontos específicos de tais cromossomos, que ele chamou de pufes. Através de tais pufes ele constatou que havia multiplicação de genes na região, com síntese de DNA. Hoje este mecanismo é conhecido como amplificação gênica, que ocorre em determinadas células e momentos específicos: genes que fazem cópias adicionais de si mesmos. Este fenômeno explica a produção específica de cada gene, em determinados momentos da vida da célula. A descoberta de Pavan demorou 8 anos para ser aceita pela comunidade científica.
Principais Contribuições para a Ciência
Descobriu a amplificação gênica, os chamados pufes de DNA, que ocorrem em momentos específicos da célula. A amplificação gênica demonstrou a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular.
Para saber mais:
https://www.abc.org.br/membro/crodowaldo-pavan/
https://revistapesquisa.fapesp.br/a-queda-de-um-dogma/
https://fapesp.br/5150/crodowaldo-pavan-morre-aos-89-anos
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000600002
https://cultura.uol.com.br/programas/rodaviva/videos/365_roda-viva-crodowaldo-pavan-1992.html
https://semanact.mcti.gov.br/ciencia-do-brasil/cientistas-do-brasil/
Recursos didáticos disponíveis em Biologia/Biodiversidade