Carlos Chagas
Foto: Carlos Chagas, em seu laboratório no Instituto Oswaldo Cruz.
Disponível em <https://archive.org/details/9786557080009/page/279/mode/1up>
O sanitarista que descobriu por completo o ciclo de vida do Trypanosoma cruzi.
Breve biografia
Nascido em Minas Gerais no dia 9 de julho de 1879, Carlos Justiniano Ribeiro Chagas aos 16 anos já mostrava interesse pela Medicina. Entrou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1897, e ao concluir sua formação, escolheu a malária como tema de sua tese, que contribuiu para conhecer o pesquisador Oswaldo Cruz. A princípio, recusou o convite para permanecer em Manguinhos, por gostar da área clínica, abrindo seu consultório em 1904 no centro do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, realizou em Itatinga, interior de São Paulo, a primeira campanha contra a malária com êxito no Brasil. Sua teoria, da infecção domiciliar da doença, colaborou para o seu combate ao redor do mundo. Suas pesquisas contribuíram para a descoberta de uma doença provocada por um protozoário até então desconhecido, que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao seu mestre Oswaldo Cruz. Através de um inseto, conhecido como barbeiro, pois sugava o sangue do rosto dos infectados, Chagas observou e descobriu que eram os causadores e hospedeiros da doença, que foi batizada com seu nome, a doença de Chagas.
Em 1906, retornou ao Instituto Oswaldo Cruz, onde trabalhou até sua morte. Com a morte de Oswaldo Cruz, em 1917, Chagas tornou- se diretor de Manguinhos.
Principais contribuições para a Ciência
Descobriu a doença de Chagas e descreveu por completo o ciclo da doença, identificando o barbeiro como vetor, o agente sendo o protozoário Trypanosoma cruzi e suas complicações.
Para saber mais:
https://www.icc.fiocruz.br/carlos-chagas-3/
https://www.anpg.org.br/05/08/2019/biografia-de-carlos-chagas/
https://unifei.edu.br/personalidades-do-muro/extensao/carlos-chargas/
https://unifei.edu.br/personalidades-do-muro/extensao/carlos-chargas/