Aziz Ab'Saber
Foto: Aziz Ab'Sáber em seminário em homenagem aos seus 85 anos realizado pelo IEA em outubro de 2009
Disponível em http://www.iea.usp.br/noticias/azizabsaber.html
Geógrafo que contribuiu para a compreensão da geomorfologia dos biomas brasileiros.
Breve Biografia
Aziz Nacib Ab'Saber, nascido em 24 de outubro de 1924 em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, é um renomado estudioso da geomorfologia brasileira e uma figura proeminente na geografia do país. Filho de um mascate libanês e uma brasileira, ele se formou em Geografia e História e obteve seu doutorado em Geografia na USP.
Ab'Saber é amplamente reconhecido como o geomorfologista mais respeitado do Brasil e é coautor da Teoria dos Refúgios, que explica a formação das características geográficas conhecidas como linhas de pedra no Brasil. Suas pesquisas e descobertas ao longo de sua vida dedicada ao estudo das diferentes regiões do país desempenharam um papel fundamental no entendimento da história geológica do Brasil e na formação de seu ecossistema.
Seu trabalho na geografia concentrou-se em áreas como domínios morfoclimáticos e fitogeográficos brasileiros, Sertões do Nordeste, estudos amazônicos, superfícies aplainadas do Brasil e uma revisão das pesquisas sobre "desertificação" na Campanha Gaúcha de Sudoeste. Além disso, ele fez esforços significativos para promover a integração do ensino fundamental com uma educação regionalizada para o país.
Aziz Ab'Saber também desempenhou um papel importante na preservação do meio ambiente do Brasil e propôs o tombamento da Serra do Mar, um fenômeno natural único na América do Sul. Ele realizou inúmeras pesquisas e produziu mais de 500 trabalhos, incluindo artigos acadêmicos, capítulos de livros, prefácios, apresentações, publicações em jornais e revistas, documentos e relatórios. Algumas de suas principais obras incluem "Os Domínios de Natureza no Brasil", "São Paulo: Ensaios Entreveros", "Amazônia: Do Discurso à Práxis", "Ecossistemas do Brasil", "Escritos Ecológicos", "O Que é Ser Geógrafo?" e "Litoral do Brasil".
Ab'Saber também foi reconhecido internacionalmente por seu trabalho e recebeu o Prêmio UNESCO para a Ciência e Meio Ambiente em 2001. Sua contribuição para a pesquisa científica do Brasil e seu impacto na geografia física e na identidade brasileira foram homenageados em várias ocasiões.
Principais contribuições para a Ciência
Seu trabalho na geografia concentrou-se principalmente em áreas como os diferentes tipos de paisagens e climas no Brasil, as regiões áridas do Nordeste, estudos sobre a Amazônia, planícies brasileiras, Teoria dos Refúgios e uma reavaliação das pesquisas sobre a "desertificação" na região da Campanha Gaúcha de Sudoeste. Além disso, ele se esforçou para integrar o ensino fundamental com uma educação baseada nas características regionais do país. Ab'Sáber realizou uma ampla gama de pesquisas e tratados em diversas áreas, como ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia, resultando em mais de 500 trabalhos, incluindo artigos acadêmicos, teses, capítulos de livros, resenhas e publicações em diversos meios de comunicação.
Para saber mais
http://www.abc.org.br/membro/aziz-nacib-absaber/
http://www.iea.usp.br/noticias/azizabsaber.html
https://www.geoambientaljr.com/post/dominios-morfoclimaticos-aziz-ab-saber
https://www.cartacapital.com.br/educacao/aziz-absaber-o-geografo-humanista/
https://journals.openedition.org/confins/7545?lang=pt#tocto2n4