Amélia Hamburger
Foto: https://www.oexplorador.com.br/amelia-imperio-hamburger/
Física, historiadora, contribuiu para feitos na Física Nuclear e Mecânica Estatística
Breve biografia
Conhecida por sua renomada trajetória no ramo da física, Amélia Império Hamburguer, nascida em 12 de julho de 1932, natural de São Paulo, lutou pela divulgação científica brasileira, realizou diversas pesquisas interdisciplinares entre a física e diversas outras áreas das ciências humanas. Durante toda a sua jornada no universo acadêmico, valorizou e debruçou-se acerca de trabalhos epistemológicos sobre a história das ciências, sempre em razão de perpetuar a ciência nacional.
Graduou-se em física no ano de 1954 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), retornando anos depois como professora, permanecendo como docente da instituição por mais de quarenta anos. Já em 1966, Amélia, apresentou-se dentre uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Física, após seu mestrado na Universidade de Pittsburgh e o pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.
Desbravando as linhas de pesquisas da física, Amélia, contribuiu significativamente para a física nuclear, termodinâmica e a mecânica estatística, focando em pesquisas sobre as propriedades de cristais magnéticos à baixas temperaturas. Nos anos 70, Amélia dedicou-se na orientação acadêmica de diversos estudantes, envolvendo a epistemologia e questões envolvendo a física clássica e quântica. Neste período, publicou inúmeros artigos, a grande maioria voltados para enfatizar a história da ciência, agregando magnitude ao ensino de física e na preservação da memória da ciência brasileira. Amélia foi ganhadora do “Prêmio Jabuti” em 2010, além de ter contribuído de forma significativa para os livros e artigos sobre a história da renomada Revista FAPESP. Seu falecimento ocorreu em 1 de abril de 2011, e sua memória ainda continua viva nos feitos da propagação da ciência brasileira.
Principais contribuições para a Ciência
Foi uma das pioneiras a realizar pesquisas epistemológicas em diversas áreas da física, contribui significativamente para a divulgação da produção científica brasileira, principalmente na história e preservação da memória das ciências, bem como, no ensino de física.
Para saber mais:
https://revistapesquisa.fapesp.br/os-caminhos-de-am%C3%A9lia/
https://cienciahoje.org.br/acervo/amelia-imperio-hamburger-1932-2011/
https://claffisica.org.br/news-item/amelia-hamburger-morre-aos-78-anos
https://fapesp.br/6190/amelia-hamburger-morre-aos-78-anos
https://www.youtube.com/watch?v=It5mPaqgIok&ab_channel=SBPCnet