Álvaro Nagib Atallah

Foto disponível em <lattes.cnpq.br/8461078281290598 

Contribuiu para estudos sobre Saúde Baseada em Evidências

Escola Paulista de Medicina

Breve biografia

Álvaro Nagib Atallah graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1973. Nessa tradicional instituição de ensino fez residência em Clínica Médica e Nefrologia e Doutorado em Ciências pela Nefrologia, obtendo seu título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 1980.

Dedicou-se à carreira universitária na EPM – Unifesp, fez seu doutorado com a tese Estudo de Parâmetros Hemodinâmicos e Hormonais, de Função Renal e da Excreção da Calicreína Urinária em Gestante Normais e Toxêmicas, nos Decúbitos Dorsal e Lateral Esquerdo (1979), tese que foi contemplada com o Prêmio Lafi de Medicina de 1980.

Fez seu pós-doutorado (1984-1985) na University of Pennsylvania, na cidade de Filadélfia (EUA) e, nessa mesma instituição de ensino, fez o Fellowship in Clinical Epidemiology (1995-1997), na Section of General Internal Medicine obteve o título de Master of Science in Clinical Epidemiology, com a tese Prospective Cohort Study for Prediction of Adverse Outcomes Among Hypertensive Pregnant Women. Posteriormente, na EPM – Unifesp defendeu Livre-docência em Clínica Médica com a tese Estudo Prospectivo Cohort de Grávidas Hipertensas Crônicas. Avaliação da Utilidade do Exame do Fundo de Olho como Preditivo de Complicações Maternas e Fetais (1990).

Faz estudos colaborativos com a Clinical Trials Service Unit da Universidade de Oxford desde 1988, tendo publicado dezenas de Ensaios Clínicos controlados randomizados e Revisões Sistemáticas de alto nível sendo pioneiro nessa área no Brasil. Foi o Diretor de Metodologia do Eclâmpsia Trial, publicado no Lancet,  considerado por 3 grandes revistas do Reino Unido, como um modelo e o melhor Ensaio Clinico em Obstetrícia   do Século Vinte. Suas publicações contam com cerca de 18000 citações em periódicos internacionais relevantes. 

Em 2004 foi aprovado em Concurso Público para  Professor Titular da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da EPM, tendo fundado a Disciplina de Medicina Baseado em Evidências, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseado em Evidências (nota 5, 1996), a Rede Cochrane Internacional (1992) e o Centro Cochrane do Brasil em 1996. Foi Diretor do Campos São Paulo, Presidente da Comissão de Residência Medica da EPM, Chefe do Departamento de Medicina, Presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo, Presidente da Câmara Curricular.

Álvaro Nagib Atallah foi também Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1981-1992).

Dentre outras funções de relevância que ocupou salientam-se: Chefe da Disciplina de Clínica Médica da EPM (1996-2000) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da EPM – Unifesp por 10 anos; Diretor do Centro Cochrane do Brasil desde 1996 até agora; Diretor eleito da Cochrane Collaboration International (2015-2016); e Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina de 1995 até esta data, tendo sido eleito e reeleito por 9 vezes consecutivas.

Álvaro Nagib Atallah publicou 356 artigos científicos em periódicos de circulação nacional e internacional; 48 capítulos em livros; 228 trabalhos em anais de congressos; e ministrou cerca de 1500 conferências no Brasil e no Exterior. Ministrou cursos de um ano de Medicina Baseada em Evidências para 35000 funcionários do SUS e 3500 Juízes e Promotores interessados na Racionalização da Judicialização da Medicina no Brasil.

Integrou 22 bancas examinadoras de mestrados; 29 de doutorados; seis de livres docências; uma para professor titular; além de outras 15 referentes a diversos concursos públicos. Esteve presente em 82 congressos e simpósios e atuou na organização de 25 eventos médicos. Ademais, foi Orientador de 134 Teses de Mestrado e Doutorado; nove monografias de iniciação científica e supervisionou dois pós-doutorados.

Dentre os prêmios, homenagens e títulos recebidos salientam-se: Sócio Honorário do Diretório Arnaldo Vieira de Carvalho da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1980); professor homenageado da XII (1981) e XIII turmas (1981) e patrono da XIV (1982) e XV (1983) turmas da Faculdade de Ciências Médicas de Santos; Prêmio Lafi de Ciências Médicas pela tese de Doutorado (1981); Prêmio Arthur Mendonça da Associação Paulista de Medicina (1984); Menção Honrosa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1992); Prêmio Ayres Netto recebido na VII Jornada da Santa Casa de Misericórdia (1993); Membro Honorário da Sociedad Argentina, recebido no III Congresso Argentino de Hipertension en el Embarazo (1994); Sócio Benemérito da Associação Paulista de Medicina (1999);  Ordem do Mérito – Comendador, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (2017), pelo trabalho de Direito a Saúde Baseado em Evidências nos diversos níveis da Justiça Brasileira. Ministrou, durante 12 anos, cursos de 12 meses de teoria e prática de Saúde Baseada em Evidencias para médicos e funcionários do SUS e Cursos de Direito a Saúde Baseado em Evidencias  para 3500 juízes e promotores públicos. Ministrou durante 12 anos cursos de prática de Medicina Baseada em Evidencias para cerca de 20.000 cooperados médicos da Unimed do Estado de São Paulo. Produziu, apresentou e transmitiu 1900 programas de TV sobre  Saúde e Medicina Baseada em Evidencias em canais de tv públicos brasileiros para consolidação da cultura das decisões baseadas em evidências científicas. Ensinou os conceitos e práticas de MBE na favela e no Hospital Pirajussara durante 10 anos.

Álvaro Nagib Atallah é autor ou coautor das seguintes obras: Atualização Terapêutica: Manual Prático de Diagnóstico e Tratamento (1997, 1999, 2001 e 2003); Manual de Gastroenterologia para a Prática Clínica (coautor, 1998); Evidências para Melhores Decisões Clínicas (coautor, 1998); Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar Unifesp/EPM. Medicina de Urgência (coautor, 2004); Manual Clínico para o Médico Residente (coautor, 2009); e Atualizações Terapêuticas: Urgências e Emergências (coautor, 2012). Editor desde 1995 das revistas Diagnostico e Tratamento, que fundou e São Paulo Medical Journal da Associação Paulista de Medicina , que reestruturou.

Estudo realizado pelo Portal CAPES e Professor Jorge Almeida Guimarães, Presidente da CAPES, que fez o ranking dos 20 mais influentes pesquisadores cientistas brasileiros. O colocou em 2º lugar dos cientistas do Brasil, e incluiu dois de seus discípulos entre os 20 primeiros do país: Dr Humberto Saconato e Dr Bernardo Garcia de Oliveira Soares (Scientometrics 2012 DOI 10.1007/s11192-013-0967-y). 


Principais contribuições para a Ciência

Contribuiu para criação da Cochrane Internacional no Reino Unido. Fundou o Centro Cochrane do Brasil. Fundou a Pós-Graduação de Saúde Baseada em Evidências na Escola Paulista de Medicina. Foi pioneiro, desenvolveu a Cultura das decisões Baseadas em Evidências na Saúde no Brasil. Contribuiu com evidências para epidemiologia e, prevenção e tratamento da hipertensão arterial na gestação no Brasil e no mundo, através de publicações nas grandes revistas inglesas.  Formou através do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da EPM/UNIFESP, uma excelente equipe de docentes e pesquisadores, que colabora com as avaliações tecnológicas baseadas em evidências no Ministério da Saúde do Brasil, e estima-se que esse trabalho traz grande eficiência para o Ministério, da ordem de 10 bilhões de reais ao ano. 


Para saber mais

lattes.cnpq.br/8461078281290598 

‪Alvaro Nagib Atallah - ‪Google Acadêmico‬‬‬‬‬‬

‪Alvaro Nagib Atallah - ‪Google Acadêmico‬‬‬‬‬‬

Search | Cochrane Library 

Bem Vindo | Cochrane Brasil 



Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.