Virginia Berlanga Campos Junqueira
Foto: Repórter Diário.
Disponível em< www.reporterdiario.com.br/noticia/285246/unifesp-diadema-quer-dobrar-contingente-em-quatro-ano/
Farmacêutica, fez contribuições relevantes na área de estresse oxidativo
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Breve biografia
Nascida em 1948, em São Paulo/SP, Virginia Berlanga Campos Junqueira foi uma farmacêutica muito importante para a área de estresse oxidativo no Brasil.
Foi a primeira mulher não médica a ingressar no Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Unifesp como docente.
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1970) e doutora em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1975). Teve como orientador no doutorado o Prof. Dr. Metry Bacila. Fez seu pós-doutoramento em 1976, na Escola Politécnica Federal de Zurich, ETH, Suíça. Obteve seu título de Livre-Docente em 1991 pela Universidade de São Paulo.
Teve papel muito importante na organização e financiamento do 9th Biennial Meeting da Free Radical Society International (ISFRBM) realizado em São Paulo, 1998. Teve a ousadia, saudável, uma característica de sua personalidade, de trazer o laureado Luc Montaigner como conferencista para palestrar sobre o possível envolvimento de radicais e outras espécies reativas de oxigênio na AIDS.
Foi docente da USP de 1972 a 1995. Em 1997, mudou-se para a Unifesp. Inicialmente, como professora visitante e depois como adjunta (2000) até ser aprovada no concurso de professora Titular, em 2008.
Foi Diretora Acadêmica do campus Diadema - Unifesp, de janeiro de 2006 até fevereiro de 2014, tendo participado ativamente da expansão e consolidação desse campus.
Faleceu em 1/6/2019, após publicar 145 artigos, orientar 10 mestrados, 10 doutorados e 11 Iniciações Científicas.
Principais contribuições para a Ciência
Tinha experiência na área de Bioquímica, com ênfase na área de estresse oxidativo, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, antioxidantes, patologias degenerativas e intoxicação por clorados. Participou ativamente da expansão e consolidação do campus Diadema da Unifesp.
Para saber mais
www.researchgate.net/scientific-contributions/Virginia-Berlanga-Campos-Junqueira-9713013
www2.sbbq.org.br/reuniao/sfrbm2015.html
estatico.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_inovacao_farmaceutica.html
portal.diadema.sp.gov.br/prefeitura-e-unifesp-discutem-parceria/
reuni.mec.gov.br/noticias/39-noticias-principais/602-unifesp-diadema-inaugura-novos-laboratorios-
Indicação referendada pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - campus Diadema.