Therezinha Bandiera                               Paiva 

Foto: acervo pessoal

Médica que contribuiu significativamente para a farmacologia de peptídeos vasoativos

Escola Paulista de Medicina

Breve biografia

Formou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1954. Em 1970 concluiu seu doutorado na mesma instituição, seguido de um estágio de pós-doutorado sob a orientação do Prof. Dr. John Stewart pela Universidade do Colorado (1970-1972). Na Escola Paulista de Medicina colaborou intensamente na consolidação do Departamento de Biofísica, exercendo o cargo de Chefe deste Departamento no período de 1993 a 1999. Em 1978 tornou-se a primeira Professora Titular de Biofísica do Brasil. No período de 1989 a 1995 foi coordenadora do programa de pós-graduação em Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina.

Sua linha de pesquisa foi na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente no estudo de peptídeos biologicamente ativos na hipertensão arterial. Dedicou-se no início de sua carreira à realização de dosagens biológicas de peptídeos vasopressores e análogos da angiotensina em tecidos biológicos. Ao longo de sua carreira, estudou também a Eletrofisiologia e a Biofísica da contração da musculatura lisa mediada por receptores de cininas. Também elaborou novas abordagens terapêuticas para o choque séptico. Trabalhou a maior parte de sua vida em conjunto com o Prof. Dr. Antonio Paiva, seu marido. Vale ressaltar que era uma pesquisadora extremamente intuitiva e ousada, sendo muitas vezes a mentora de mudanças inovadoras nos rumos da pesquisa do grupo liderado pelo Dr. Paiva. Ao longo da brilhante carreira, publicou diversos trabalhos científicos e contribuiu na formação de docentes e pesquisadores que hoje têm atuação significativa na ciência nacional. Recebeu importantes prêmios ao longo de sua carreira, como, por exemplo, os Prêmios Jairo Ramos (Escola Paulista de Medicina, 1976), Miguel Couto (Academia Nacional de Medicina, 2003) e José Ribeiro do Valle (Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2004). 

Principais contribuições para a Ciência:

Contribuiu na compreensão dos mecanismos vasopressores, na eletrofisiologia da musculatura lisa e na introdução de novas abordagens na terapêutica da sepse e do choque séptico.

Para saber mais:

cehfi.unifesp.br/bmhv/historias-de-vida/category/78-therezinha-bandiera-paiva 

lattes.cnpq.br/9928529126861499 


Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.