Nildo Alves Batista
Fundador do campus Baixada Santista
Instituto Saúde e Sociedade
Breve biografia
Nascido em 1947, em Jacuí/MG, Nildo Alves Batista percorreu com luta, alegria e encantamento os caminhos da escola pública (a educação como legado), chegando, pelo vestibular, ao curso médico da Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM, atual Universidade Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba. Optou por realizar seu internato no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, iniciando-se o seu contato em definitivo com essa cidade, onde se fixou e desenvolveu toda a trajetória pessoal, profissional e acadêmica.
A partir da Residência Médica, feita também no Hospital do Servidor Público Estadual, iniciou uma trajetória como médico pediatra geral e neonatologista em dois hospitais: no próprio Hospital do Servidor (Serviço de Emergência) e na Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha. No final da década de 1970 e início de 1980, cursou a Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, e passou a trabalhar numa Faculdade de Medicina e, progressivamente, interessa-se pelas questões relativas ao ensino médico.
Permaneceu, de 1988 a 2022, com atividades voltadas para a Educação Médica e o Ensino em Ciências da Saúde: até 1992 no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, desde 1992, na Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Destacou-se, já em 1996, pela criação do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior (CEDESS), no qual implanta o Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, primeiro Programa no Brasil na área do ensino na saúde.
Em 2004 recebe a missão do Conselho Universitário da UNIFESP, de criar o que viria a ser o primeiro campus da expansão: o Campus Baixada Santista. E destaca-se, assim, pela idealização e implantação de graduações em saúde fundamentadas na Educação Interprofissional em Saúde, constituindo um pioneirismo singular na educação superior brasileira.
Em 2008 é aprovado como Professor Titular do Campus Baixada Santista, na área do Ensino em Ciências da Saúde. No Campus, foi o primeiro Diretor Acadêmico e, com sua visão de vanguarda, concebe e implanta, em 2011, o Instituto do Mar, com o pioneiro curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Mar. Delineou-se assim, mais do que um projeto político pedagógico de unidades isoladas: Nildo Alves Batista foi fundamental para a construção de uma cultura de Projeto Pedagógico de Campus, articulando saúde, mar e sociedade.
No âmbito institucional desempenhou, ainda, as funções de Pró-Reitor Adjunto nas Pró-Reitorias de Graduação e Planejamento. Liderou a participação da Unifesp em políticas internacionais como o Proyecto Tuning América Latina (2011-2013) e nas políticas indutoras nacionais, como na Chamada Capes Pró Ensino na Saúde (2010). Sua liderança e carreira científica possibilitou seu reconhecimento como Pesquisador Produtividade D/CNPq.
Até 2022 permaneceu ativo e propositivo no campo da formação na saúde, especialmente na graduação e na pós-graduação stricto sensu, tendo sido laureado com diversos prêmios e distinções, dentre os quais Mérito Educacional Médico Corrêa Picanço - 200 Anos da Educação Médica do Brasil (2008), Prêmio Mérito Educacional (2013), Comendador Dr. Antônio Figueira Filho (Faculdade de Medicina de Olinda, 2019) e Centenário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (2019). Destaca-se, também, sua posição como Membro Titular da Cadeira 104 da Academia de Medicina de São Paulo (Patrono Otto Guilherme Bier), Academia de Medicina de São Paulo.
Em seus 40 anos como docente pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, dos quais 28 anos dedicados de maneira orgânica ao Campus Baixada Santista, Nildo Alves Batista consolidou, sempre no trabalho colaborativo e integrado com tantos e tantas colegas, uma trajetória de inovação, reconhecimento da educação e da saúde como direitos, compromisso com as demandas sociais e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Principais contribuições para a Ciência
Contribuiu de forma decisiva para a expansão da Universidade Federal de São Paulo, ampliando o escopo das áreas de formação na Unifesp, inovando no currículo orientado epistemologicamente e metodologicamente pela Educação Interprofissional em Saúde. Igualmente, sua contribuição abrange, também, o reconhecimento, fortalecimento e sustentabilidade da área do ensino na saúde como campo de produção de conhecimento, inscrevendo-a no circuito da pós-graduação stricto sensu, de maneira especial na implantação dos Mestrados Profissionais de Ensino na Saúde no Brasil.
Para saber mais
plataforma-cpe.org/profile/nildo-alves-batista/
www.academiamedicinasaopaulo.org.br/membros-academicos/nildo-alves-batista-2/
Indicação referendada pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de Saúde e Sociedade - campus Baixada Santista.