Marcia Barbosa Mansor d’Alessio 

Foto: Wikipedia. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcia_Barbosa_Mansor_d%27Alessio>

Historiadora com sólida contribuição para a academia brasileira e amplo envolvimento em organizações científicas

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 

Breve biografia

Descendente de imigrante libaneses, Marcia D’Alessio nasceu em 1947, na cidade de São Paulo. Foi filha de José Arão Mansor com a professora Adelina Barbosa Mansor. Ingressou no curso de História da PUC-SP em 1967, graduando-se quatro anos mais tarde. No contexto de cerceamento das liberdades políticas e individuais no Brasil, exilou-se na França, onde doutorou-se pela Sorbonne, em 1980, sob a orientação de Pierre Vilar. No retorno ao Brasil, ainda no início da década de 1980, ingressou no magistério superior e ministrou cursos de História e Ciências Sociais em programas de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas. Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba entre 1982 e 1987, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema, em São Paulo, entre 1985 e 1987, e da PUC-SP, a partir de 1987. No magistério público, D’Alessio teve breve passagem pelo campus de Franca da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde lecionou entre 1995 e 1998. Integrou-se ao quadro docente do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2009 - após desvincular-se da PUC, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira, atuando por mais de vinte anos - onde defendeu sua Livre Docência, em 2011, e manteve atividade até 2020, ano de seu falecimento.

No decorrer da sua trajetória acadêmica, a historiadora publicou livros e artigos concentrados em eixos temáticos voltados à história política, à história do trabalho e à tensão entre Teoria e História. Sua principal obra, Reflexões sobre o saber histórico (1998), conta com a análise da entrevista concedida por importantes intelectuais da acadêmica francesa, Pierre Vilar, seu orientador, Madeleine Rebérioux e Michel Vovelle. Na obra, foram abordadas temáticas que tratam da relação entre história e representação, cultura, política, identidade e nacionalidade, além das perspectivas metodológicas abertas pela Nova História. 


Principais contribuições para a Ciência

Contribuiu para a reflexão histórica e metodológica a despeito de importantes eixos temáticos como Teoria da História, História da Historiografia, História Política, Memória e História do Trabalho. 


Para saber mais

bv.fapesp.br/pt/pesquisador/178587/marcia-barbosa-mansor-dalessio/ 

buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=01EF75128D46A089846F634238242E17.buscatextual_0 

www.escavador.com/sobre/7225054/marcia-barbosa-mansor-dalessio 

www.unifesp.br/campus/gua/acesso-aberto/90-docentes/docentes-historia/270-marcia-barbosa-mansor-d-alessio 


Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - campus Guarulhos.