Marcello Pio
da Silva
Foto:
Grande contribuição para a conhecimento de Hematologia no Brasil
Escola Paulista de Medicina
Breve biografia
Prof. Marcello Pio da Silva, nasceu no município de Casa Branca (SP), em 1915. Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1941. Ainda na condição de acadêmico, dedicou-se ao estudo do sistema hematopoético, atuando como monitor, em 1938, na cátedra de patologia geral, no serviço do professor Marcos Lindenberg. Fez estágio voluntário de 1939 a 1941 com professor José Oria, na cadeira de histologia e embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), chefiada pelo professor Carmo Lordy. José Oria deu-lhe os ensinamentos sobre citomorfologia normal e patológica do sangue e dos órgãos hematopoéticos, tendo trabalhado como seu assistente extranumerário de 1943 a 1945.
De 1944 a 1946, visitou periodicamente o serviço do professor Alfredo Pavlovsky, especialista argentino, estudioso das hemopatias em geral, especialmente das coagulopatias hereditárias – hemofilias A e B. Além desses estágios na Argentina, viajou por centros europeus e americanos para conhecer sua organização e funcionamento, estando com os renomados professores Di Guglielmo, Fieschi, Astaldi, Jean Bernard, Undritz, Nathan Posenthal, Leon Jacobson e Oliver Jones.
Conquistou sua Livre Docência em 1967 e, por concurso, em 1971, tornou-se professor titular da Disciplina de Hematologia da EPM.
Principais contribuições para a Ciência
Marcello Pio conquistou a Livre Docência em 1967 com a tese intitulada "Contribuição para o Estudo do Sangue Periférico e da Medula Óssea em Índios do Alto Xingu". Ele não somente organizou a Disciplina de Hematologia da Escola Paulista de Medicina, mas formou grande número de hematologistas que atuaram em postos de destaque em diversas faculdades de medicina do país.
Para saber mais
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/membros-academicos/marcelo-pio-da-silva/
Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.