Laercio Joel Franco
Foto> XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Disponível em<congresso.diabetes.org.br/laercio-franco/
Consagrado como um dos mais importantes pesquisadores em Epidemiologia do Diabetes em nosso país
Escola Paulista de Medicina
Breve biografia
Laercio Joel Franco graduou-se e fez carreira acadêmica na Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Pós-graduado em duas universidades norte-americanas, foi Professor Titular de Medicina Preventiva na UNIFESP e de Medicina Social na FMUSP-Ribeirão Preto; foi Diretor da Divisão Nacional de Doenças Crônico-Degenerativas do Ministério da Saúde; foi Diretor da FAPESP e Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Consagrado como um dos mais importantes pesquisadores em Epidemiologia do Diabetes em nosso país. Seus trabalhos auxiliaram fortemente para a implementação de políticas de saúde pública para prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus no Brasil.
Laercio Joel Franco finalizou seu doutorado em 1981 e consagrou-se como um dos mais importantes pesquisadores em Epidemiologia do Diabetes em nosso país. Antes disso havia feito seu mestrado em Saude Pública pela University of Michigan, School of Public Health - Ann Arbor (1974-5), research fellow em Endocrinologia - University of Michigan Medical School, Ann Arbor (1975-6). Após doutorado partiu para um pós-doutorado em Epidemiologia Clínica na University of Texas Health Science Center, San Antonio, Texas (1983-4). Retornou ao Brasil, tornou-se professor e chegou a professor titular de Medicina Preventiva na Escola Paulista de Medicina, UNIFESP (1989-1999). Se aposentou na UNIFESP e assumiu o cargo de Professor titular de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999-2013), onde permaneceu como professor colaborador sênior desde junho de 2014. Mesmo após ir para Ribeirão Preto, continuou como docente colaborador de Programa de PG em Endocrinologia e Metabologia da EPM-UNIFESP, sendo também bolsista produtividade CNPq.
Professor Laercio deixa seu legado não só na ciência, mas todos que conviveram com ele puderam se inspirar com suas qualidades como integridade, respeito, competência, visão, generosidade, liderança e humildade.
Principais contribuições para a Ciência
Sua obra proeminente, só para exemplificar sua pujança científica, foi o Estudo Multicêntrico Brasileiro de Epidemiologia do Diabetes, trabalho pivotal e pioneiro dos anos 80 que estabeleceu os números do diabetes no Brasil, ainda hoje largamente citado e utilizado em políticas públicas. Sua produção não se limitou a isto: foi também pioneiro nos estudos do diabetes em indígenas brasileiros e em descendentes da imigração japonesa para cá, tendo desvendado mecanismos do binômio genético-ambiental do diabetes. Possui mais de 200 artigos publicado, 6 livros e 28 capítulos de livros (Fonte: CV Lattes) e índice H:47*. Graças às suas pesquisas sobre Epidemiologia do Diabetes em diferentes populações como nipo-brasileiros e indígenas, pode colaborar com a Secretaria da Saúde do Estado de SP e com o Ministério da Saúde na elaboração de políticas públicas e consultorias. Também teve participação ativa em instituições internacionais como Organização Mundial da Saúde e International Diabetes Federation no âmbito de epidemiologia de diabetes e medidas de prevenção. Seus trabalhos auxiliaram fortemente para a implementação de políticas de saúde pública para prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus no Brasil. Devido seu amplo conhecimento, foi Membro da Coordenação de Saúde da FAPESP desde 2018 – uma indicação feita com base em méritos acadêmicos por seus pares. Prof Laercio sempre se manteve na vanguarda. Como exemplo de pesquisas recentes, citamos publicação com descrição pioneira do emprego de equipamento baseado em smartphone para rastreamento de retinopatia diabética em grupo indígena com elevada prevalência de diabetes, os índios Xavante, mostrando a sua aplicabilidade em regiões de difícil acesso; e, na pandemia, elaborou estudo de registro de avaliação de diabetes durante a COVID-19 com uso de mídias sociais.
Para saber mais
congresso.diabetes.org.br/laercio-franco/
Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.