José Leal Prado de Carvalho
Idealizador e co-fundador do primeiro Curso de Biomedicina da UNIFESP
Escola Paulista de Medicina
Breve biografia
Prof. José Leal Prado de Carvalho, nascido em Alfenas, Minas Gerais, em 8 de setembro de 1918, idealizador e fundador do Curso de Biomedicina, na época, Ciências Biológicas (Modalidade Médica) . Enquanto cursava o quinto ano na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais em Belo Horizonte, iniciou seus trabalhos em laboratório junto ao Professor de Química Fisiológica, José Baeta Vianna (1939), diplomando-se em Medicina em 1940. À convite dos professores José Ribeiro do Valle e Dorival Macedo Cardoso, transferiu-se para São Paulo em 1943 para atuar como assistente junto à cadeira de Química Fisiológica da Escola Paulista de Medicina. Iniciou sua carreira de pesquisador em química fisiológica no Instituto Butantã. Neste período, até 1947, os professores Ribeiro do Valle e Leal Prado completavam sua atividade didática na EPM com a de pesquisa experimental em Fisiologia Endócrina no Instituto Butantan. Convencidos, porém, da necessidade de permanecer em tempo integral na Escola Paulista de Medicina organizaram o Laboratório de Farmacologia e Bioquímica.
Em maio de 1945, casou-se com Eline Michelet Sant’Anna, também parceira de pesquisa. No ano seguinte, Leal Prado foi escolhido pelo Prof. Otto Bier para trabalhar como fellow do Canada-Brazil Trust Fund no Instituto de Medicina e Cirurgia Experimental da Universidade de Montreal, sob a direção do renomado fisiologista Prof. Hans Selye. No período de 1948 a 1953 o Laboratório de Farmacologia e Bioquímica desenvolveu-se a ponto de exigir instalações próprias e independentes do HSP. Nesse local, surgiu a primeira produção científica de forma organizada da Escola Paulista de Medicina.
Detentor da cátedra de Química Fisiológica em 1950, o Prof. Leal Prado produziu diversos trabalhos e formou muitos discípulos, futuramente elevando o patamar de ensino e pesquisa universitária, em particular para a pós-graduação.
Em 1978 o Prof. Leal Prado conduziu a formação do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina. Reconhecidamente, Leal Prado participou ativamente na estruturação e fundação do Curso de Biomedicina no Brasil e da Escola Paulista de Medicina (1966), visto como “iniciativa pioneira” e figura como “embrião da futura Unifesp”, que possibilitou a formação de pesquisadores na área básica da Medicina. O Prof. José de Leal Prado Carvalho faleceu no ano de 1987, enquanto ainda era ligado às atividades da Escola Paulista de Medicina.
Principais contribuições para a Ciência
Sua atuação foi fundamental para nuclear um centro de excelência em investigação na área de química médica e ensino de alto padrão, formando diversos pesquisadores que consolidaram grupos de pesquisa e departamentos em Instituições brasileiras renomadas. O Prof. Leal Prado é amplamente reconhecido como idealizador e co-fundador, junto com o Prof. Dr. José Ribeiro do Valle, do primeiro Curso de Biomedicina do Brasil, na época, Ciências Biológicas (Modalidade Médica).
Para saber mais
cfbm.gov.br/o-que-fazemos/historia-da-biomedicina/
cfbm.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/LIVRO-DNA-DE-LUTA.pdf
www.abc.org.br/membro/jose-leal-prado/
books.scielo.org/id/q8g25/pdf/puccini-9788561673666-03.pdf
lemostorresepm.blogspot.com/2021/08/biografia-do-prof-jose-leal-prado-de.html
dci.unifesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=468&catid=9
revistapesquisa.fapesp.br/cerebro-em-ebulicao/
revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/03/024-029_entrevista-jorge-guimaraes_326.pdf
Indicação referendada pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina - campus São Paulo.